2º Workshop de Música: Contraponto!

Edit3: 2ª PARTE SERÁ SEXTA-FEIRA (25/05) 17H

Edit2: 1ª PARTE SERÁ SEXTA-FEIRA 17H

Edit:

  1. O dia mais votado é sexta-feira 18/05 das 17:00 às 19:00. Caso não dê para ser essa semana, o segundo dia mais votado foi a sexta seguinte, dia 25/05 no mesmo horário.

OI! Vamos aprender contraponto eee pensei em dividir em duas aulas, como da vez passada. Será assim:

1 ª parte:
Aula sobre intervalos musicais e texturas! Se der tempo começo a introduzir o contraponto em si.
Materiais: papel com pauta musical

2ª parte:
Aula sobre contraponto Palestriniano e depois escrita de um contraponto a 2 vozes.
Materiais: papel com pauta musical e notebook com musescore instalado opcional (caso você queira ouvir o que está escrevendo)

PREENCHAM O DOODLE para a 1ª parte:
https://doodle.com/poll/n8p8ezqfxp3qww4f

go go go

5 Curtidas

Já temos 6 votos no doodle e o dia que todos podem comparecer é sexta-feira 18/05 das 17:00 às 19:00. Caso não dê para ser essa semana, o segundo dia mais votado foi a sexta seguinte, dia 25/05 no mesmo horário. Uhuul!

@Kazuo Wil, se puder me fazer a gentileza de reservar qualquer sala eu agradeço muito, pois acho que só vou pro IME na quinta-feira e aí acho que vai ser muito em cima (já está um pouco ihihew, se já não der o segundo dia mais votado é -retificando- a sexta seguinte dia 25/05 no mesmo horário).

Também se alguém puder me explicar como faz pra divulgar pra ~comunidade(?w?)~ agradeço também! :blush:

3 Curtidas

Pode ser o própio LabX?

Depende de para quem você quer divulgar. Usando os recursos do USPGameDev, a gente pode divulgar no fórum, no blog e no facebook. Fora isso, eu consigo divulgar no IME, e com a ajuda do pessoal do USPCodeLab podemos divulgar em outros lugares da USP.

1 Curtida

Pode sim, se a galera não se incomodar de ter pouco espaço pra escrever. Se desse pra instalar o MuseScore nos computadores seria legal pra segunda parte. Edit: ah ah! será que daria pra arranjar aquele projetor maroto?

Ok, assim que confirmarmos que dá pra ser essa semana eu divulgo na página do Facebook (e no forum acho que já tá divulgado xD). Acho que não precisa divulgar pra outros lugares da USP, só IME tá bom, se não corre o risco de aparecer muita gente(?).

Falei com a Marcia. É só pegar com ela na sexta. Me lembrem que eu passo lá.

1 Curtida

Então podemos confirmar para essa sexta?

Sim, o labx tá ok também

1 Curtida

Beleza! Brigada Wil! Vou divulgar por aí a fora ♪(๑ᴖ◡ᴖ๑)♪

Oii, muito obrigada a todos que foram na primeira parte! Me deixaram muito feliz <3

Quem não veio, faça o favor de vir na parte 2. ù_u

Esqueci de deixar a bibliografia que eu usei porque eu fiquei nervouser, são esses livros aqui:

  • LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música. Ricordi, São Paulo, 1961.

  • MED, Bohumil. Teoria da Música. Musimed, Brasília, 1996.

Deixei os PDFs deles aqui no nosso drive de música, junto com os slides da apresentação (arquivo chama “Workshop 2”) e o os exercícios que fizemos de intervalos (chama Exercícios): https://drive.google.com/open?id=0B8tFg0rIrAOlNjlpSG9qa3VTc0E

Aqui está o link para o exercício de percepção que deixei de lição de casa: http://www.teoria.com/en/exercises/ie.php

… que deve estar com esse setting:

Tirem uma screeshot do seu resultado e mandem pra mim (por pm, discord, email, o que tu quiser).

A segunda parte será nessa sexta, 25/05, no mesmo horário, das 17h às 19h. Espero que tenham aprendido alguma coisa e que venham para a próxima! :smiley:

1 Curtida

Boa noite. Como faz pra participar da parte 2 do Workshop sobre contraponto que irá ocorrer no dia 25?

Oi Pedro! Para participar é só aparecer no local, data e horário que consta no banner do primeiro post. Só pra me situar, como você ficou sabendo dessa atividade?

Gente, meus horários mudaram um pouco e vai ficar apertado para eu ir no workshop. I’m sorry, Lívia :frowning:

José :frowning:

Gente, obrigada a todos que foram na sexta! Achei o resultado bem legal! Vou deixar aqui o link pro documentário que eu falei sobre as primeiras trilhas de jogos: https://www.youtube.com/watch?v=vBb59ZUkJao&list=PLtbJmr1WtatcUO5smuoPDUEATfYZ1V6mt

Tem 6 episódios de 15 minutos e vale MUITO a pena! Tem depoimentos do Hirokazu “Hip” Tanaka (fez boa parte das trilhas dos jogos de NES), da Yoko Shimomura (fez a trilha do Street Fighter e atualmente creio que seja mais conhecida pela trilha do Kingdom Hearts) e do Nobuo Uematsu (trilha do Final Fantasy do 1 ao 10, creio eu). É muito difícil encontrar material que aborde esses compositores japoneses, então é realmente um achado, hehe. Depois podemos trocar uma ideia sobre ele! =)

Se alguém tiver interesse em aprender mais sobre contraponto ou qualquer outra coisa de música, estou sempre a disposição! Se quiserem, podemos fazer aquele workshop de ritmo que pensamos que seria legal. Bom, obrigada mais uma vez aos que vieram, eu fico feliz de ver que vocês se interessam por música. ^^

3 Curtidas