Como acompanhar as mensagens do fórum

Olá, pessoal

Uma das coisas que geralmente fazem muitos desistirem de acompanhar fóruns na internet é a dificuldade de ver de maneira prática quais foram as mensagens novas entre cada uma das visitas. Para tentar minimizar esse problema, vou mostrar aqui duas formas fáceis de se saber quais foram os novos posts desde de a última vez que se fez o login.

  1. A primeira e mais simples é fazer o login, ir até a página inicial do fórum e clicar nas imagens à esquerda de cada subfórum. Elas mostram as threads com novas mensagens que você ainda não leu.

  2. A segunda forma é um pouco mais cômoda para quem se esquece de ficar entrando no site, mas dá um pouco mais de trabalho: O sistema permite que os usuários “acompanhem” os fóruns, enviando por e-mail uma notificação sobre cada novo post. Esse recurso é aplicável em dois possíveis níveis: (i) por tópico, (ii) por fórum.

2.i. Para ativar o acompanhamento por tópico, basta estar logado, abrir o tópico que se deseja acompanhar e clicar no link “Notify”. Assim, toda vez que houver uma resposta àquele post, uma notificação será enviada para seu e-mail cadastrado;

2.ii. Para ativar o acompanhamento por fórum, também é preciso estar logado, mas em vez de entrar em um post, deve-se abrir apenas a página do fórum escolhido (por exemplo, USPGameDev -> O Grupo). Em seguida, deve-se igualmente clicar no link “Notify”.
Se esse processo for repetido para todos os fóruns, qualquer nova mensagem do fórum como um todo será notificada por e-mail e não haverá a necessidade de ficar entrando no site para verificar as novidades.

Eu usei essa última estratégia, mas admito que é um pouco chato de fazer. Se alguém descobrir algum jeito mágico de acompanhar todos os fóruns de uma vez, a dica será muito bem vinda. :wink:

Espero que isso ajude a todos ficarem por dentro do que acontece por aqui.
Abraços,

Vinícius

Vou dar aqui uma sugestão porque acho que tem a ver com tema do tópico.

Substituir as imagens que indicam se a seção tem ou não novas mensagens no índice principal do fórum!
Isso porque naquele “X” fica muito discreta a diferença entre a indicação de “sem novas mensagens” e de “com novas mensagens”. (No caso dos tópicos, por exemplo, isso fica bem claro).

Essas informações precisam ser atualizadas para o fórum novo.
E percebi que, depois da mudança de fórum, não estou mais recebendo e-mail com notificação de novas mensagens. Tive que entrar nas seções e clicar me “Notify”, vamos ver se agora ele volta a mandar e-mail.

É esqueci de postar sobre isso que o Jeff mencionou antes =P. Seria bom avisar isso para alguns pessoalmente, muita gente só entrava no fórum quando as notificações chegavam até eles.
Dando o “Notify” em cada seção eu estou recebendo notificações perfeitamente, já faz algum tempo.

Sim, depois que coloquei o Notify o fórum voltou a me mandar alguns e-mails.
Mas parece que ele só informa de tópicos novos, e não mensagens novas em um tópico antigo. Ou pelo menos essa é a impressão que eu tive, pois não estou recebendo e-mails ultimamente.

Além disso, ao abrir um tópico que eu já li, mas que possui novas mensagens, não encontrei nenhum link de “ir para nova mensagem”. Não ter este link é bem chato, principalmente em tópicos mais extensos. :frowning:

Só queria avisar quem usa leitor RSS, que pode usá-lo para acompanhar novas notícias no site e os comentários das notícias, através dos feeds disponíveis no quadro “Meta” do lado direito da página, um pouco abaixo das tags (ou clique nos links da minha msg). O fórum também tem um feed rss, role essa página até o fim e lá embaixo, a última coisa, tem lá “Sitemap XHTML RSS WAP2”. O feed é, obviamente, o link RSS.

[quote=“RafaelFS, post:6, topic:35”]Só queria avisar quem usa leitor RSS, que pode usá-lo para acompanhar novas notícias no site e os comentários das notícias, através dos feeds disponíveis no quadro “Meta” do lado direito da página, um pouco abaixo das tags (ou clique nos links da minha msg). O fórum também tem um feed rss, role essa página até o fim e lá embaixo, a última coisa, tem lá “Sitemap XHTML RSS WAP2”. O feed é, obviamente, o link RSS.[/quote]Ou caso você use o Google Reader como eu, basta tacar uspgamedev.org no botão de subscribe que o google acha o resto. Foi o que eu fiz logo que terminamos o blog :slight_smile:

Esse feed pro fórum parece interessante para quem gosta de colocar tudo no mesmo lugar. Também existe esse rss2email.