Conduta no Laboratório de Extensão

Hoje foi realizada a primeira reunião de condomínio do Laboratório de Extensão, da qual participaram representantes do USPGameDev, da Maratona de Programação e do Mezuro (que são os grupos de extensão com quem compartilhamos o laboratório). Foram levantados problemas relacionados aos cuidados com o laboratório, em geral causados por desconhecimento mesmo. Estou criando este tópico para listar algumas das medidas tomadas a respeito e as ações que todos devemos tomar para manter em bom estado esse nosso espaço na Universidade. Muitas das ressalvas provavelmente não se aplicam a ninguém do UGD, mas mesmo assim é bom justificar cada item, até porque tem bastante gente nova esse ano.

1. As cadeiras pretas devem ser guardadas na seção do fundo do laboratório, perto das janelas.

Elas ocupam muito espaço e muitos frequentadores do lab. as consideram “quebradas”. Nós gostamos delas, então concordamos em não jogar elas fora contanto que elas fiquem “do nosso lado do lab.”

2. Limpeza

Os funcionários limpam apenas o chão e trocam o lixo. Todo o resto são os frequentadores do lab. que precisam limpar. Portanto não deixem restos de comida, papéis de rascunho e outras sujeiras em cima das mesas ou da geladeira.

3. Ar condicionado

Sempre perguntem antes de ligar ou desligar o ar condicionado. Caso o ar esteja ligado, manter a porta fechada ou encostada caso precise sair brevemente.

4. Barulho

Caso você ache que alguém ou algum grupo de frequentadores está falando muito alto, dê um toque. Muitos de nós acabamos nos empolgando naturalmente nas conversas e brincadeiras, é normal. Qualquer um leva na boa uma chamada dessas.

5. Cuidados com a porta

Sejam delicados com a maçaneta da porta, especialmente com a do lado de fora. Ela está em condições bastante precárias, e sem ela perdemos toda a segurança do laboratório.

6. Comidas

A partir de agora, quem for consumir alguma das coisas do lab. (coca, café, bolachas, lanches) precisa anotar o nome ao contribuir na vaquinha.

7. Equipamentos (sanduicheira e forninho)

Quem quiser usar um dos equipamentos vai precisar colocar o nome em uma lista à parte. Um nome da lista será revezado toda semana para limpar os equipamentos, mas independentemente disso, se usar, limpe.

Opa, achei legal essa iniciativa de ~reunião de condomínio~, e acho algo importante pra um espaço de convivência como o lab.

Primeiramente, vou falar algo que achei em chato disso: ninguém marcou essa reunião ou avisaram com antecedência (pelo menos não vi ninguém comentando ou marcando isso). Com isso assumo que foi mais uma coisa do momento (“Olha, tem varias pessoas aqui de cada grupo, bora discutir”). De novo, acho a ideia legal, mas acho ~péssimo~ marcar uma reunião sobre um assunto que envolve todos do lab, sem ter um aviso prévio para as pessoas saberem que vai acontecer, e ~decidir coisas~. Vocẽ deixou claro no seu post que essas decisões são para TODOS tomarem, e novamente, concordo plenamente com tudo decidido, mas é algo bem zuado um grupo de pessoas espontaneamente se reunirem e decidirem várias coisas sem ter pelo menos dado a chance de outros opinarem. Claro que não se pode esperar que só tenha essas reuniões quando todo mundo do lab está presente, mas meu problema é não ter marcado isso pra todos terem a chance de aparecer e participar dessas decisões.

Mas enfim, achei legal todas decisões e bem importantes a galera contribuir pra esse espaço ser algo legal pra todos <3

Edit: omar falou que avisarem disso num grupo de telegram, to mais tranquilo que pelo menos teve algum aviso, mas minha crítica ainda permanece de: se for ter algo pra tomar decisões pro lab inteiro, pelo menos divulguem em algum lugar que todos do lab tenham acesso.

Also, o @Kazuo esqueceu de alguns pontos que foram levantados/decididos na reunião:

Mochilas

Pessoas, NÃO larguem mochilas no chão por onde pessoas andam. O melhor exemplo disso é que muitas pessoas deixam suas mochilas/malas no chão perto daquele armário do lado do frigobar. Isso torna a passagem por ali muito difícil, o que atrapalha bastante pessoas do fundo (como nós do USPGameDev) e as do meio do Lab (normalmente a Maratona).
As possíveis soluções de onde deixar a mochila são:

  • Ainda no chão, mas no fundão do laboratório, embaixo das janelas. Como há mais espaço atrás, ainda dá para se movimentar com algumas mochilas lá.
  • No chão, embaixo das mesas ou (praticamente) embaixo dos seus pés/pernas. Ai isso inclui as mesas de computadores ou a mesa da copa. Embaixo da copa é melhor pois não terão pés possivelmente chutando sua mochila, mas lá tem menos espaço.
  • Nos vãos das janelas também há espaço para algumas malas, mas pode ser um pouco sujo.
  • Nos armários. Tanto os dentro do laboratório, embaixo das janelas, como os que tem no corredor fora do laboratório. Destes ultimos não tenho certeza do protocolo para usar, mas acredito que fosse algo do genero “só colocar seu nome e um cadeado lá” (OBS: alguém me corrija aqui). Quanto aos armários do laboratório embaixo das janelas, vários deles estão livres, com uma chave pendurada. Vocês podem simplesmente abrir e deixar sua mochila dentro, de preferencia sem trancar e levar a chave para que outras pessoas possam usar também.

Retrospectiva do Laboratório

Na parede acima do frigobar pode-se notar um cartaz “Retrospectiva contínua XP”, dividido em 3 áreas: “Ruim”, “Bom” e “Discutir”. Isso segue os ensinamentos de programação ágil (particularmente programação extrema, dai vem o ‘XP’), mas aplicado ao laboratório em si.
A idéia disso é que se você quiser, você pode anotar o que você acha bom, ruim ou que deseja discutir em um post-it, e colar na área adequada do cartaz. Na próxima reunião de condomínio do laboratório, iremos conversar sobre os pontos levantados no cartaz - como manter os bons, resolver os ruins, e discutir os outros. Ai os post-its são removidos e o cartaz continua lá, limpo para o próximo “ciclo”.
Tanto o USPGameDev (ver com o Wil) ou o Mezuro (perto da lousa deles) tem post-its disponíveis para as pessoas do laboratório usarem para colocar no cartaz, então se quiser, só conversar comigo, com o Wil ou com alguém do Mezuro para conseguir um post-it.

Cadeiras

Também foi discutido sobre a distribuição de cadeiras no laboratório. Temos 18 cadeiras normais e 2 das grandes cadeiras pretas.
Normalmente a distribuição é 4 no fundo (USPGameDev), 2 na meia-lua, 8 no centro (Maratona) e 6 na região perto da porta (Mezuro). Porém nem sempre isso fica certo pois podem ter mais pessoas numa área do que em outra.
O protocolo então é: você pode pegar uma cadeira vazia de outra área para você usar, mas não pode devolvê-la ou jogar cadeiras para outra área - o propósito disso é para que ninguém encha uma área de cadeiras que irão dar trabalho para outra(s) pessoa(s). No entanto, mover cadeiras que não estão em uso para outras áreas a fim de manter a distribuição “normal” que mencionei acima pode ser feito.

obs: @Kazuo, de uma checada nisso pra ver se expliquei direito =P depois pode (ou eu posso) editar e apagar essa linha

Hum, ok.

tl;dr: usem o quadro de retrospectiva contínua

Na verdade, eu fui apenas convidado a participar da reunião do Lab porque eles me consideraram “representante do USPGameDev”, o que eu encarei como uma oportunidade de levar para a discussão nossas necessidades como grupo. Ao mesmo tempo, isso me incubiu de trazer de volta as críticas que recebêssemos. Nesse sentido, acho que falhei em avisar vocês que isso estava acontecendo, e, consequentemente, de representar, de fato, o grupo. My bad.

Por outro lado, havia um aviso na lousa para “entrar no grupo de telegram do labx” ou algo assim. Não sei por quanto tempo ficou ou se ainda está lá, mas pelo menos houve sim uma divulgação à qual todos tinham acesso. Podia ter sido melhor, sem dúvida.

De um jeito ou de outro, agora que as coisas estão encaminhadas, nada disso será mais um problema, porque temos um quadro de retrospectiva contínua do labx que o Omar explicou antes de eu terminar o post XD.

Também como ele mencionou, essa prática de retrospectiva faz parte de métodos ágeis, uma metodologia bastante respeitada na indústria de desenvolvimento de software. Também é a principal metodologia adotada pelo USPGameDev em seus grandes projetos e gerenciamento do grupo em geral. Algum dia falaremos mais sobre isso.

@Omarillion
Depois eu vou mover seus tópicos para o post inicial para deixar tudo junto.