A, acho que dá pra ter territórios sim.
Piratas podem encontrar uma ilhazinha vazia e montar um camp lá, talvez construir alguma coisa pra ajudar a facção pirata, tipo docas pra arrumar barcos, campo de treinamento pra melhorar o combate dos piratas “soldiers”, fábrica de Rum xD
E tb acho possível eles “conquistarem” territórios/cidade ocupadas.
Veja o exemplo do Empire at War. Na expansão, Forces of Corruption, foi introduzida uma nova facção no jogo. Antes tinha o Império e os Rebeldes, mas ai na expansão tb tem uma facção criminosa (pense no “império do crime” do Jabba the Hutt, agora imagine o rival dele o qual não lembro o nome hahaha). E essa facção tem vários jeitos de zuar (corromper) outros territórios que não são deles, por exemplo, corromper o governo local, sabotar coisas inimigas, etc. E fazendo essas coisas, a facção ganha coisas (o melhor exemplo é a corrupção, que faz que parte dos recursos gerados por aquele planeta sejam mandados para a facção criminosa), pode ver movimentos de inimigos, etc.
Agora, corromper um planeta (com qualquer um dos tipos possiveis) é razoavelmente mais simples do que ir na força bruta e conquistá-lo. É mais simples mas tb não é ridiculo. Alguns dos modos de corrupção requerem alguns requerimentos, suprimentos, e/ou ação (tipo uma pequena batalha terrestre pra conseguir sabotar algo).
Desse jeito, a facção criminosa ainda consegue recursos e outras coisas valiosas para o jogo/guerra, sem necessitar da força bruta que os rebeldes e principalmente o império necessitam. Porém, nada lhe impede de ir e conquistar um planeta na marra caso vc queira, e tenha a frota para tal.
Passando esse “sistema” para esta idéia, temos que os piratas são obviamente a facção criminosa e que podem fazer essas coisas. Enquanto Rebeldes/Império seriam uma (ou talvez mais de uma) facção que representa um “país” oficial, tipo o Império Britânico, ou a Companhia das Indias Ocidentais, e por ai vai. Ai eles normalmente teriam controle de territórios/cidades, e por meio de corrupção e outros ataques vc pode ir diminuindo o controle/“moral” do tal “país” no lugar, tb podendo conquistar a cidade definitivamente para sua facção, mas claro, podem ter contra-ataques para retomá-la também e tal.
Por outro lado, também podemos fazer que os piratas, se quiserem, poder ser mercenários ou corsários.
Tipo, algum “país” quer zuar o outro ai te contratam (passam uma missão) para atacar algo ou ferrar com algo do outro país, te dando uma recompensa pelo trabalho (ou talvez pela qualidade dos resultados hahaha). Ou tb vc pode fazer coisas como um corsário do Império Britânico hehehe.
Um jogo muito bom pra ver esse esquema de diplomacia legal, que tem níveis de “felicidade/aceitação” entre cada facção, tendo várias coisas que afetam o nível, sendo a principal missões que vc pode dar para a outra facção, e tem recompensas como tratados de comércio, de armas e tal é o Sins Of A Solar Empire (SoaSE). RTS muito foda que infelizmente nunca vi vendendo no Brasil xP Mas caso alguém queira ver e não queira procurar na net, tenho no note e posso mostrar nas reuniões.
Na verdade acho necessário ter territórios no jogo. Vai pender muito pra um jogo de ação se não tiver essa parte de territórios (e talvez diplomacia).
Claro, tudo que falei nesse post comparando com os territórios do Empire At War, e a Diplomacia do SoaSE são só uma idéia/exemplo. Dependendo de como quisermos, podemos fazer qualquer esquema de “territórios”.
Veja o World In Conflict por exemplo, é RTS, muito legal, pende bastante para a parte de ação/tática, mas ainda tem um sistema de “territórios”, por mais simples que seja: são meros “pontos de controle” que suas unidades podem capturar, e quando fazem isso, sua área em que pode chamar reforços aumenta, o número de pontos que vc tem pra chamar reforços aumenta, e alguns desses pontos podem ser fortificados com torres de defesa (que ajudam bastante, e vc faz isso só mantendo unidades no ponto).
Outro exemplo de um sistema de territórios “diferente” é o do jogo Company of Heroes.
É um RTS ambientado na 2º Guerra Mundial, ai vc tem 3 tipos de recursos: “pessoal”, “munição” e “combustível”. Como deve ser meio óbvio, vc usa recursos diferentes pra construir coisas diferentes (combustivel para tanques mas não para soldados). E cada mapa do jogo é totalmente dividido em “setores”, onde cada setor é a área de um ponto de controle (normalmente localizado no centro do setor), que lhe dá mais recursos de um determinado tipo (e SÓ de um tipo) quando conquistados.