Dúvidas sobre Introdução ao desenvolvimento de jogos

Olá recentemente pensei em começar a trabalhar com jogos, mas não tenho muita ideia do que precisaria para poder começar. Tenho apenas um conhecimento básico de programação, teria que aprender sobre arte, animações e desenho; como trabalhar com som; e também me aprofundar em programação. Alguém poderia me falar mais detalhadamente quais são os primeiros passos para começar a trabalhar, como quais linguagens de programação aprender, aprender a mexer em qual engine, o que ver sobre a área de arte e som do jogo.
Agradeço a atenção.

2 Curtidas

Oi @charles!

Existem vários caminhos possíveis.

Primeiro, você não precisa entender todas as áreas envolvidas na criação de um jogo, a não ser que você realmente queira fazer tudo por conta própria. Mas, mesmo fazendo sozinho, dado que você vem da área de programação, você sempre pode contar com assets livres disponíveis on-line e concentrar seus esforços na sua especialidade.

Segundo, nessa nossa página você pode encontrar diversos materiais de todas as áreas do desenvolvimento de jogos. Ela podia estar mais organizada, mas tem MUITA coisa interessante. Só cuidado que também tem bastante material avançado.

Terceiro, no que diz respeito a programação, o ideal é aquele papo de sempre não se prender muito a uma engine ou linguagem, porque as tecnologias mudam com certa frequência. A longo prazo o que vai realmente te ajudar é estudar computação e ser um programador cada vez melhor. Alguns cursos (de ensino superior) que ajudam no caso específico de jogos são Computação Gráfica e Computação Musical, mas os clássicos cursos de Desenvolvimento de Algoritmos ou Análise de Algoritmos também dão uma boa base. De matemática, é bom estar confortável com Geometria Analítica e, se possível, Álgebra Linear.

Dito isso, se você quer simplesmente sair fazendo jogos, recomendo muito a engine Godot (que usa uma linguagem de programação própria), por ser (1) livre/código aberto, (2) ter uma comunidade bastante ativa para tirar dúvidas, (3) ter vários tutoriais e cursos e (4) ser tão simples de usar quanto as engines concorrentes (ou mais). Você sempre pode tentar usar a Unity3D também, mas pra quê ser overrated.

Por último, de arte (gráfica e sonora), vale o mesmo que pra programação. Quanto mais fundamentos você tiver, melhor você vai saber se virar. Eu não sei dizer o melhor caminho pra seguir porque, como você, sou programador, mas talvez um dos artistas do grupo possa dar uma dica mais concreta. No link que passei tem várias ferramentas que você pode usar para fazer seus assets, muitos deles com tutoriais na internet também.

4 Curtidas

@Kazuo
Obrigado pelo feedback, vou analisar o material.