Ferramentas open source no desenvolvimento de jogos

[html]

Jogos “blockbusters” ou “AAA” normalmente envolvem orçamentos de milhões de dólares e licenciamento de caras e avançadas engines e ferramentas. Mas você está errado se você acha que não há espaço na indústria para ferramentas de código aberto (open source).

Mari0

Atualmente temos uma rica disponibilidade de engines open source, tanto 2d quanto 3d, cujas possibilidades facilmente rivalizam com as de engines comerciais. Entre as mais conhecidas estão a Ogre3d, a Panda3d e a Irrlicht para 3d, e a LÖVE, a bibiloteca Allegro e a Construct para 2d. Diversas outras podem ser conhecidas aqui (a lista, porém, mistura algumas engines gratuitas, mas comerciais).

Entre os jogos de destaque que utilizam essas engines, temos o Torchlight (que utiliza a Ogre3d) e o mari0 (citado no post anterior, usa a LÖVE). A Panda3d, nascida dentro de um estúdio de games da Disney, também tem um histórico de jogos comerciais, como o Toontown. Além disso, existem vários jogos menores e demos que mostram claramente o poder que essas ferramentas possuem.

Torchlight

Também tem seu destaque softwares livres mais famosos que podem contribuir significativamente no desenvolvimento de jogos, como o GIMP (manipulação de imagens), o Blender (modelagem 3d) e o LibreOffice (suite de aplicações de escritório). O Blender, inclusive, possui sua própria engine incluída no programa.

Porém, uma das maiores contribuições que ferramentas open source pode acabar passando despercebidas. Linguagens de programação como Lua e Python são amplamente usadas na indústria. Além delas, existe uma infinidade de bibliotecas menores mas que trabalham de alguma forma na imagem, som, física, I/O , instalação, capacidades online, ou seja, em tudo de um jogo. Box2D, PhysicsFS, zlib, libpng, SOIL, libvorbis, nullsoft, OpenSSL, são só alguns poucos exemplos. Um exemplo típico pode ser observado aqui.

O USPGameDev mantém o código aberto tanto de sua framework, quanto de seus jogos, podendo ser acessados no repositório do grupo: https://github.com/uspgamedev

Amanhã, 26/04, o USPGameDev realizará uma palestra discutindo mais sobre o assunto, participando da I Semana de Sofware Livre da USP. A palestra será realizada das 12h às 13h30, no Auditório Jacy Monteiro – bloco B do IME/USP. Além da palestra, haverá também uma Oficina de Desenvolvimento de Games com Software Livre, das 14h-16h, na Sala C1-10, prédio do Biênio, Poli-USP. Não perca!

[/html]

[html]

[…] Artigo selecionado: Ferramentas open source no desenvolvimento de jogos […]


[/html]

[html]

[…] Artigo selecionado: Ferramentas open source no desenvolvimento de jogos […]


[/html]