FoG - ICMC

Nós somos lá de São Carlos, e ao contrário do que diz o hino do CAASO, não viemos aqui pra zonear, só pra conversar mesmo :slight_smile:

Nosso grupo existe desde 2007, tendo sido oficializado junto a USP por volta de 2008, nascemos da iniciativa de nove pessoas em criar um jogo, por isso o nome do grupo, em referência clara ao Senhor dos Anéis.

Durante os anos o grupo mudou bastante, hoje temos uma estrutura de gerência composta por coordenadores eleitos e 23 pessoas trabalhando não só na criação dos jogos, mas procurando criar uma cultura gamer dentro da universidade. Trabalhamos juntos com outros grupos para organizar eventos e assim trazer palestras e cursos de jogos para o ICMC, além de nós mesmos ministrarmos cursos livres na área de jogos, procurando repassar o conhecimento adquirido no grupo para os demais alunos dos campi de São Carlos.

Nesse aspecto nosso foco difere um tanto de vocês, estamos, em geral, mais preocupados em aprender a fazer do que concluir um jogo de fato, boa parte de nossos projetos terminam ainda quando protótipos, uma vez que o objetivo do desenvolvimento tenha sido alcançado já nesse estágio.

No que diz respeito a eventos já organizamos dois Global Game Jams (http://globalgamejam.org/) e estamos participando pela terceira vez da Semana da Computação aqui do ICMC (http://pet.icmc.usp.br/semcomp), além de participar da exposição USP75 e sempre conseguimos alguém que vá nas Feiras de Profissões da USP.

Acredito que isso resume bem nosso modo de trabalhar…

Bom além de vocês temos algum contato com o GUILDJ da UNIFESP de SJC (http://code.google.com/p/guildj/), sempre estamos procurando novos grupos de desenvolvimento em universidades públicas, seria legal poder manter contato! :slight_smile:

Oi Marcos!

Obrigado por apresentar o grupo! É muito legal conhecer iniciativas desse tipo =)
Na verdade, nossos objetivos não diferem muito, não! De fato, acredito que o principal objetivo do USPGameDev é aprender a fazer jogos, entender as dificuldades de cada etapa do processo, etc. O resultado é uma conseqüência – que valorizamos como estímulo para continuar, pois ver um trabalho “terminado” é gratificante. Mas, de fato, não consideramos o Horus Eye, nosso primeiro projeto, como terminado. Longe disso. Entendemos que há muito o que melhorar! Mas que já podíamos lançar o jogo para nos apresentar ao mundo.
Bem, é assim que eu vejo =)

Seja bem-vindo ao fórum! Espero que possa haver uma contribuição mútua e que o canal de comunicação fique aberto :wink:

Olá Marcos,

Só para elogiar denovo a iniciativa de entrar em contato com a gente =). Espero que essa comunicação continue e cada grupo possa se ajudar a crescer. Legal você ter indicado o grupo da UNIFESP de SJC também.

Acho que seria interessante o pessoal daqui entrar no fórum do grupo de vocês também, para que ocorra um intercâmbio mesmo =).

Olá, Marcos

Antes de mais nada, parabéns pelo grupo! Pelo que vi no site do FoG, vocês já tem trabalhado bastante e são bem ativos. Isso é muito legal. :wink:

Essa proposta de trazer palestras e ministrar cursos eu acho fantástica. Venho pensando nisso faz tempo, mas ainda não tirei nada do plano da ideias. Provavelmente, vou pedir algumas dicas para vocês sobre esse assunto. :smiley:

Acredito que nosso foco é bem parecido. Entretanto, acreditamos que entre o protótipo e a finalização do jogo ainda há bastante aprendizado (e problemas a serem resolvidos :? ). Assim sendo, nossa proposta é percorrer todas as etapas de desenvolvimento de um game.

Isso é muito legal!

Temos muito interesse em estreitar relações com vocês. Acredito que a troca de experiências será muito benéfica para ambos grupos.
Além disso, também acho que podemos começar a pensar atividades conjuntas ou algo desse tipo.

Forte abraço!

Vinícius