Livros

Recomendações pessoais:

[!] The Art of Game Design
Jesse Schell - 512 páginas - Morgan Kaufmann
. Tem em português também.

Esses são mais pra arte gráfica:

[!] Video Games - Coleção Pensando o Design
Alan Richard Da Luz - 140 páginas - Edgar Bluncher

  • Videojuegos: Manual para diseñadores gráficos
    Jim Thompson - Gustavo Gili

  • Diseño de personajes para consolas portátiles
    NFGMan (Lawrence Wright) - Rotovision

  • Video Game Arte
    Arthur Bobany - Novas Idéias

Enjoy. Fazer videogames requer estudo também :]

Po, muito legal Natasha =). Fiquei especialmente interessado no primeiro livro, você pode falar algo mais sobre ele? Dei uma olhada aqui na net e gostei do conceito. Os outros, sendo voltados para arte gráfica, não me interessam tanto, mas devem ser bem legais também =D.

Conselho de amigo: se eu fosse você, chamaria de “Naty”…
(sério) :wink:

Vinícius

Oopss não sabia o.o Pode editar minha mensagem então para evitar problemas ahuha. Eu evito usar apelidos quando é assim para que a pessoa não pense “Po, nem sei quem é o cara e ele vem me chamando pelo meu apelido”. Causei o efeito inverso dessa vez u.u

Hahaha traumatizei o Vini.
‘Natasha’ é pra quando tô tomando bronca, então feel free pra me chamar por apelidos…

Sobre o livro:
Cara, ele é muito bom. É bem escrito, bem organizado e bem claro. Não é uma leitura rápida, porque ele coloca ferramentas de conceito e técnicas de Game Design a cada página. Mas estruturado do jeito que é, com boxes, por exemplo, é muito fácil guardar as informações mais importantes.
Esse livro é mais pra game design do que pra game development. Eu sinceramente recomendo como primeira leitura pra qualquer um que tem interesse na área. Pros que tão iniciando mesmo. Ele te ajuda a construir um ‘mapa’ na sua cabeça sobre alguns pontos essenciais de jogabilidade e criação (entre outros) que nem passavam pela minha cabeça antes.
Ele também faz essa abordagem de vários pontos de vista, como Design puro e Psicologia, o que eu achei bem interessante.

Espero ter feito propaganda suficiente do livro!
Qualquer coisa tamos aí.

Está levando comissão sobre as vendas, é?
hahahahha

Vinícius

Naty, designer, ilustradora, e vendedora ambulante nas horas vagas.

HAIhiuahauauha Assim que eu tiver a oportunidade vou dar uma olhada no livro. Vi que tem no site da Livraria Cultura, uma hora que eu tiver por lá eu dou uma procurada =)

“Naty, traz o livro um dia na reunião pra eu dar uma olhada?”

Sim, eu trago…
E deixo com o Vini pra ele carregar peso, pra parar de ser folgado, me zoando publicamente no fórum! Hahaha

Putz Naty, nem precisa trazer pra não te dar trabalho… Mas se você for trazer, só não traga amanhã, porque eu não vou poder ir T-T… (a não ser que você traga para outro interessado, óbvio)

Rules of Play: Game Design Fundamentals
Katie Salen, Eric Zimmerman.

Paguei 35 dólares na Amazon, não achei pra vender aqui.
Livro de cabeceira, referência ótima.