Megagames - Jogos de grande escala

Hey, você já sabe o que é um Megagame?
Em geral são jogos analógicos de grande escala para uma grande quantidade de pessoas (25+), duram uma grande quantidade de tempo (o dia todo) e normalmente são jogados em times, com fortes elementos de roleplaying.
Um grande grupo organiza vários eventos de Megagames lá na Inglaterra, mas nos últimos anos o gênero tem se espalhado pro mundo todo. Uma história mais detalhada (e uma descrição melhor) existe na página da wikipédia sobre o assunto.

Megagame como falei é um gênero, e não um jogo em sí, então existem muitos designers que criam seus próprios megagames e organizam um evento pra “rodar” eles, tal como se fosse um grupo de mestre mestrando uma aventura unificada pra um montão de gente ao mesmo tempo. É meio dificil visualizar como isso realmente funciona, então abaixo tem um video (longo porém bem divertido) de um grupo de pessoas que filmou a experiencia deles num Megagame chamado Watch The Skies, com uma temática política sci-fi, onde cada time no jogo representava um país no mundo, e uma invasão alienígena acontecia (controlada por outro time de jogadores):

o que achei incrível nisso tudo (além da magnitude do bagulho) é como cada pessoa no time tinha um papel específico, como chefe das forças armadas, ou chefe cientista, ou representante do pais nas Nações Unidas, e cada um tinha suas proprias mecânicas de interação com as outras equipes, tudo entrelaçado e influenciado um ao outro no jogo, misturando tudo com mecânicas e tudo mais.

Enfim, eu achei o conceito inteiro bem surpreendente, e só de imaginar em construir um Megagame (sem nem pensar na parte de logística de realmente organizar um evento) já seria um exercício de design muito foda. Fiquei afim de estudar um pouco como funciona os detalhes, acabei achando que tem vários “manuais” e kits de megagames famosos disponiveis de graça na web, e fiquei curioso se seria possivel organizar algo do tipo num futuro distante com a UGD, se mais pessoas tivessem interesse.

Bom, fica ai ao menos a curiosidade de que esse tipo de coisa existe, e pra quem tiver tempo, recomendo muito ver o video todo. Os caras do video depois participaram da “sequel” desse megagame, e foi um evento com tipo 300 pessoas, é bem insano, sem contar a dezena de pessoas que ficam servindo de “GMs” durante o evento, cada uma cuidando de uma parte especifica desse jogo.

2 Curtidas

Gostei desse video aqui que tem legenda e da pra entender bem melhor o que ta acontecendo hahah

2 Curtidas

Bora fazer pro dia de jogos

2 Curtidas

Da hora. Em resumo é um rpg pra uma party gigante. Participei de um desse no sistema D20 (platarforma online para jogar rpg de mesa) onde eu era um vendedor. Pra mim foi meio chato pq fiquei quase duas horas online e só vendi umas duas poçoes, alem de nao entender quase nada q os gringos falavam kkkkk.

Mas se tiverem interesse, conheço uma aventura nacional que se encaixaria perfeitamente nesse modelo que se chama “a noite das mascaras”, cujo resumo é o seguinte: basicamente, os players tem q resolver um misterio numa festa com uns 20 convidados, e é neles que esta o charme da aventura: cada qual tem sua peculiariadade e personalidade propria, alem de terem historias bem interessantes para contar.

Se tiverem interesse, posso ir atras :slight_smile:

2 Curtidas

Em resumo é um rpg pra uma party gigante.

Então, pelo que vi vendo nos manuais, ele tem varias areas abertas pra roleplay pra deixar a maior liberdade possível pros jogadores fazer o que quiserem (que faça sentido), mas ele mescla muitos elementos de boardgame no geral pra ter uma base sólida de como progredir ou fazer certas ações.

Pra mim foi meio chato pq fiquei quase duas horas online e só vendi umas duas poçoes, alem de nao entender quase nada q os gringos falavam kkkkk.

Ai é bad mesmo :frowning: uma das coisas mais legais que achei pra parte dos jogadores é que o normal é vc jogar em time nesses megagames. Como parece naturalmente confuso um jogo com 20+ pessoas simultaneamente, ajuda muito vc ter uns 2-3 amigos cada um cuidando de uma parte e se ajudando pra comunicar o que ta rolando. E mesmo assim parece que vc nunca vai saber tudo que ta rolando, mas isso parece parte da magia do troço, vira uma experiencia viva, tem muita coisa rolando e acaba criando uma historia propria no fim do dia, o que pra mim é uma experiencia perfeita de um jogo imersivo.

Mas se tiverem interesse, conheço uma aventura nacional que se encaixaria perfeitamente nesse modelo que se chama “a noite das mascaras”

Manda ai! Vou gostar de ler, to curtindo descobrir as dezenas de jogos do tipo por ai, to achando varias coisas diversas ^^

Bora fazer pro dia de jogos

Bora!
Mas falando serio, eu topava muito organizar pro ano que vem algo do tipo. Precisa de muita organização e meses de preparo pra tudo, mas honestamente seria uma experiencia lúdica muito dahora de fazer parte e proporcionar pra outras pessoas. Eu topava ir pensando mais a serio isso se tiver mais gente afim de ajudar

2 Curtidas