Mini projeto: Modelo genérico de funcionamento de uma canoa (post com múltiplas imagens)

Mini projeto: Modelo genérico de funcionamento de uma canoa.

Olá pessoal.

Gostaria de compartilhar com vocês o desenvolvimento de um trabalho que busca criar um modelo sintético do funcionamento de uma canoa.

Pelo que pude apurar, a partir deste trabalho desenvolvido pela Engenharia Naval (Renderização e VR de Embarcação de Museu da USP) e (http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/pesquisadores-da-usp-reconstroem-digitalmente-embarcacao-historica/), existem algumas variáveis interessantes e relavantes para se iniciar este trabalho:

  1. O momento em que o barco é posto dentro da água é de especial importância pois ilustra o Princípio de Arquimedes (https://pt.wikipedia.org/wiki/Impulsão).

  2. Como Canoas são utilizadas prioritariamente em rios, num primeiro momento é mais importante se concentrar em acontecimentos mais simples, desconsiderando fenômenos mais complexos, como por exemplo ondulação.

  3. Levando em conta o que foi dito nos itens 1 e 2 algo interessante de ser estudado é o do posicionamento de cargas dentro de uma canoa.
    Como eu trabalho prioritariamente com modelagem poligonal 3D, na hora de ilustrar o funcionamento da agua neste momento, um modelo físico que vem a mente é o de Robert Hooke (molas / “ut tensio sic vis”). (https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Hooke).

Foi criado também (no Blender 3D, versão 2.78c), um modelo tridimensional bastante simples que pode ser acessado pelo seguinte link:

Este modelo pretendo utilizar inicialmente para fazer uma animação da carga sendo colocada na canoa.

O modelo humanóide presente é o mesmo desta outra postagem:

Por favor, fiquem a vontade para participar! (Box2d, alguém?)

Intuo que existem aqui uma série de mecânicas simples que podem levar a criação de conteúdos interativos muito empolgantes e didáticos como por exemplo foi este jogo de Petri Purho:

Saudações!

ChicO

1 Curtida

Estou adequando o nosso RIG para termos também um modelo masculino como escala humana.

1 Curtida

Hoje finalmente consegui colocar o barco dentro d’agua sem a água entrar no barco (a “água” aqui é apenas um plano colorido transparente ainda).
Quando o barco tem deck não existe este problema mas este não é o caso aqui, o deck é o próprio casco :wink:

Utilizei uma operação booleana, só que isso me fez perder a espessura da canoa para dar certo. Então estou trabalhando com duas canoas sobrepostas: uma para colocar espessura de volta e outra para a água não entrar.

1 Curtida

Avancei um pouco no material da agua hoje.

1 Curtida