Mini projeto: Modelo genérico de funcionamento de uma canoa.
Olá pessoal.
Gostaria de compartilhar com vocês o desenvolvimento de um trabalho que busca criar um modelo sintético do funcionamento de uma canoa.
Pelo que pude apurar, a partir deste trabalho desenvolvido pela Engenharia Naval (Renderização e VR de Embarcação de Museu da USP) e (http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/pesquisadores-da-usp-reconstroem-digitalmente-embarcacao-historica/), existem algumas variáveis interessantes e relavantes para se iniciar este trabalho:
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O momento em que o barco é posto dentro da água é de especial importância pois ilustra o Princípio de Arquimedes (https://pt.wikipedia.org/wiki/Impulsão).
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Como Canoas são utilizadas prioritariamente em rios, num primeiro momento é mais importante se concentrar em acontecimentos mais simples, desconsiderando fenômenos mais complexos, como por exemplo ondulação.
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Levando em conta o que foi dito nos itens 1 e 2 algo interessante de ser estudado é o do posicionamento de cargas dentro de uma canoa.
Como eu trabalho prioritariamente com modelagem poligonal 3D, na hora de ilustrar o funcionamento da agua neste momento, um modelo físico que vem a mente é o de Robert Hooke (molas / “ut tensio sic vis”). (https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Hooke).
Foi criado também (no Blender 3D, versão 2.78c), um modelo tridimensional bastante simples que pode ser acessado pelo seguinte link:
Este modelo pretendo utilizar inicialmente para fazer uma animação da carga sendo colocada na canoa.
O modelo humanóide presente é o mesmo desta outra postagem:
Por favor, fiquem a vontade para participar! (Box2d, alguém?)
Intuo que existem aqui uma série de mecânicas simples que podem levar a criação de conteúdos interativos muito empolgantes e didáticos como por exemplo foi este jogo de Petri Purho:
Saudações!
ChicO