Orientações para criar um jogo mais acessível

Infelizmente nem todas as pessoas podem usufruir 100% dos jogos eletrônicos, um entretenimento que exige muita coordenação motora, acuidade visual e outras habilidades. Mas às vezes alguns procedimentos muito simples já ampliam em muito o acesso aos jogos.

Com o objetivo de divulgar como fazer jogos mais acessíveis e conscientizar os desenvolvedores, alguns designers se uniram para criar um site com uma série de práticas de acessibilidade, desde coisas bem pequenas até modificações mais complexas, todas que fazem muita diferença para os usuários.

Game Accessibity Guidelines

Cada princípio vem acompanhado de seu impacto positivo e de exemplos de onde ele foi bem usado. É especialmente interessante ver que mesmo os recursos básicos trazem muitas melhorias, ou seja, com um esforço relativamente pequeno, ajudamos muitas pessoas a apreciarem melhor os nossos jogos.

Só adicionando 2 artigos que vi em IHC sobre o assunto esse assunto:

  1. Jogos universalmente acessíveis
    Fala sobre alguns jogos “universalmente acessiveis” (que pessoas de qualquer jeito podem jogar), sobre desafios, problemas e soluções.
    É bem legal, e tb fala sobre um conceito de como pessoas com deficiencias diferentes podem jogar cooperativamente de forma adequada - conceito de universos de jogo paralelos (acho q tem algo assim no gamasutra, segundo o próprio artigo)

  2. Jogos de ação para crianças com paralisia cerebral
    Esse aqui é mais sobre como fazer exergames (jogos com exercicios) de ritmo-rápido/ação para crianças com paralisia cerebral (que implica principalmente em deficiências motoras), mas ele diz que essas diretrizes usuais de acessabilidade (como essa ai) usualmente não possibilitam fazer jogos de ritmo-rápido, e mostra como relaxar essas diretrizes pra conseguir fazer isso.
    Porém esse artigo é de 2013, pode ser que nesse ano que passou as diretrizes tenham mudado, se bem que eu duvido…

Edit by Wil: Arrumei as tags de link. O certo era “url”, e não “link”.

Muito obrigado pela adições Omar! Assim que eu puder eu dou uma lida melhor nesses materiais!