Projeto-evento: Ludum Dare 44 (26-29/4/2019)

Tá (quase) na hora da Ludum Dare 44!!!

Vai ser no final de semana do dia 27/4. É uma ótima oportunidade para fazer seu primero jogo, seja participando com o USPGameDev ou por conta própria =)

O que é a Ludum Dare?

A LD é uma game jam (ou hackathon) de 72 horas que cada um pode fazer onde quiser, basta se inscrever no site e ver o tema que sair no dia. A gente do UGD tem a tradição de montar uma equipe e passar o final de semana no CCSL fazendo um jogo.

Quem quer ir?

Avisa aí para eu poder colocar na lista de nomes que fica com a equipe de segurança do CCSL.

Nomes anotados:

Arthur Vieira Barbosa
Eduardo Yukio Rodrigues
Lívia Maki Yoshikawa
Victor Domiciano Mendonça
Willian Akira Mizutani
Wilson Kazuo Mizutani
João Gabriel Basi
Erica Moehlecke Cope
Henrique Geribello Giabardo
Luigi Ceolin Rizzon
Ricardo Lira da Fonseca
Rafael de Lima Bordoni
Marina de Novaes
Eduardo Brancher Urenha
Ayrton Makoto Euzebio Sato
Leonardo Costa Santos

Começar na sexta ou no sábado?

Pelo que aparece no site, o tema vai sair às 22h da sexta 26/4. Nós conversamos na última retrospectiva de considerar a possibilidade de só começar a jam do UGD no sábado de manhã, mas ia depender da disponibilidade de cada um. O que acham?

EDIT: escolhemos começar sábado, dia 27/4, de manhã.


Como funciona?

Nos encontramos umas 9h do sábado no LabX.

O tema vai ter sido divulgado às 22h da sexta-feira. A partir daí, temos até às 23h da segunda para terminar (para alguma definição de terminar) um jogo e submeter no site oficial da Ludum Dare . No total são 72 horas (na verdade umas 60 por começarmos no sábado).

ISSO NÃO QUER DIZER QUE FICAREMOS TRABALHANDO DIRETO AS 72 HORAS.

Na comunidade de jammers já é sabido que dormir, comer, descansar e cuidar da saúde e da higiene durante as jams é FUNDAMENTAL. É sério. Já sentimos isso na pele.

Portanto, o que SUGERIMOS é:

  1. Chegar para o brainstorm para escolher o jogo sábado de manhã
  2. Ir para casa e dormir no sábado à noite, voltar no domingo (ou virar a noite se achar que tudo bem)
  3. Ir para casa e dormir no domingo à noite, voltar na segunda (não vire duas noites seguidas!!!)
  4. Terminar o jogo até segunda de tarde, corrigir bugs e subir até às 22h

Nem todo mundo vai poder ficar todo esse tempo na jam, mas não tem problema. O mais legal é estar no começo para participar da ideia do jogo, o resto a gente se organiza e divide as tarefas como puder.

Onde vai ser?

No Laboratório de Extensão (sala 16) do CCSL no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Fizemos um ofício para a direção e temos permissão para passar a noite lá. Temos também o auditório como sala de dormir. Além disso, o prédio tem chuveiro.

O que levar?

Não se limitem pelo que eu colocar aqui, muito provavelmente vou esquecer alguma coisa:

Materiais de trabalho

Depende do que você pretende fazer, mas recomendo pelo menos um computador e coisas de escrever. No Lab temos 7 computadores disponíveis. Na dúvida, se puder, traga seu próprio equipamento.

Quem puder, leve extensões, benjamins, adaptadores de tomada e carregadores de celular extras.

Alguma coisa para dormir

Travesseiros, sacos de dormir, cobertores, etc.

Itens pessoais

Coisas para higiene, uma troca de roupas, alguma tranqueira para comer, remédios, etc. Cuidado para não passarem mal, sério.

Falando nisso, o que vamos comer?

Em geral, comemos pelo menos uma refeição normal por dia. Encomendamos uma pizza no sábado e almoçamos fora, por exemplo. É importante não se sustentar só de porcarias.

Lição de casa?

  1. Façam uma conta no site da Ludum Dare e no GitLab , se já não tiverem.
  2. Instalem a Godot 3.1 (ou peguem no steam)
  3. Votem em temas legais!
5 Curtidas

Eu quero! E voto pra começar sábado de manhã.

Posso participar nos 3 dias.

Eduardo Yukio Rodrigues
NUSP: 8988702

Eu também quero.

Victor Domiciano Mendonça
8641963

Mais um voto pra sábado de manhã. E lembrando também que é comum o tema atrasar, pode acontecer do tema sair às 23h.

E mais uma coisa: ainda tá cedo, mas se possível vamos colocar os dias ou períodos (mais ou menos) que pretendemos participar na jam. Eu, por exemplo, não vou poder ajudar na segunda, então posso desde sábado de manhã até domingo a noite.

Trivia O motivo disso é porque teve uma jam que tinha bastante gente participando, mas muitas delas não podiam participar durante a jam inteira (o que não é um problema), mas no final acabamos errando o escopo do jogo (pois tínhamos definido baseado no número de pessoas, e não na quantidade de tempo que iríamos trabalhar), e deixamos de fazer algumas coisas que estavam planejadas por não termos tempo.
1 Curtida

Eu quero participar! Eu uso um desktop pra fazer as coisas, rola levar ele até aí e me instalar? aksjkasjkjsa
Onde é esse CCSL? tem onde comer por perto?
Não sei se já falamos agora sobre funções e tal, mas gostaria de pensar e fazer a parte de áudio, em especial efeitos sonoros e áudio dinâmico (se rolar). Não sou o melhor com música mas também posso fazer ou ajudar quem quiser fazer :smiley:

1 Curtida

Vou participar também!

João Gabriel Basi
NUSP: 9793801

Também voto por começarmos sábado de manhã. Posso participar o dia todo no sábado e no domingo, e segunda a partir das 18h.

1 Curtida

Eu quero.

Erica Moehlecke Cope
9299091

Voto por sabado também.

1 Curtida

Temos computadores no laboratório, mas todos são Linux e não é fácil instalar coisas neles. Exceto a Godot, que é trivial de instalar. Que programas você queria usar além disso?

Fica no IME-USP, é um dos blocos lá. Como é na USP, as opções de final de semana são basicamente não existentes T.T

A gente costuma pedir pizza em uma das noites, e alguns saem pra almoçar no Butantã e arrededores.

Ah, a gente não costuma definir funções muito formalmente, até porque nós adequamos o jogo às capacidades das pessoas que estiverem na hora. Então pode trabalhar no que quiser que a gente enquadra o jogo nisso =)

Então, em geral eu costumo usar o Ableton Live pra produzir música e efeitos sonoros, junto com plugins e bancos de som, então sepa seria bom levar mesmo. Mas to preocupado nesse momento porque minha mudança (estou me mudando rs) foi atrasada e talvez precise ser no fim de semana da Jam :frowning: Vai ter alguma outra que vocês participam esse semestre ou esse ano ainda?

Tô bolado, já perdi a Global no começo do ano :confused:

1 Curtida

Quero

Henrique Geribello Giabardo
10774142

Vcs pretendem dormir no CCSL?

1 Curtida

Muita gente dorme lá, pelo menos um dos dias. Acho que ninguém fica direto todos os dias, principalmente pq o chuveiro não aquece direito.

Eu pretendo ficar de sábado pra domingo, aí vou pra casa domingo a noite e volto segunda de manhã.

Em geral as pessoas se espalham pelo auditório, nos corredores e no próprio lab x. Tem uns sofázinhos lá, mas são poucos, recomendo levar um saco de dormir pra garantir.

Só adicionando no que o Wil falou sobre comida, de sábado o bandejao central abre no almoço e de domingo, se eu me lembro bem, na última jam eu comi no USPão, uma padaria do lado do bandejao central tb. Mas pra janta tem que pedir comida msm.

1 Curtida

Esse semestre ainda não temos nenhuma outra planejada. Tem a café game jam que comentamos na última reunião de integração, mas não sei quando vai ser. Fora isso, podemos fazer uma nossa por conta própria também, que é algo que já tínhamos em mente pra essa temporada anwyay.

1 Curtida

E bom, acho que podemos dizer por hora que vamos começar a jam sábado de manhã então =)

2 Curtidas

Arthur Vieira Barbosa 6482041

1 Curtida

@Luigi preciso do seu nome completo e número USP!! Pode mandar por mensagem se preferir.

1 Curtida

Perdão a demora, é Luigi Ceolin Rizzon, n usp 8607161

1 Curtida

Valeu!

Em outros assuntos, o site da Ludum Dare abriu pra votação do tema!!

Eu quero ir, mas não sei se consigo, pq começa no mesmo dia da submissão do BIG. Mas por via das dúvidas, me coloca na lista:

Ricardo Lira da Fonseca
RG 52932302

1 Curtida

Vamos fazer um grupo único ou pretendemos fazer grupos menores trabalhando por exemplo na mesma ideia (lembro dessa sugestão em alguma reunião)?

1 Curtida

É uma possibilidade. Mas acho que dá para ver isso no dia dependendo de como rolar o brainstorm, o que vocês acham?

1 Curtida

Esqueci completamente de postar aqui que eu quero participar, nossa, haeuheaueahueaheau
Ainda pode?

1 Curtida