Projeto: Janken Wars! [1.0 completo]

Nessa última semana eu fiz vários playtests de uma ideia de jogo de tabuleiro bem simples baseada em Jankenpon (ou Jokenpô em ptbr). Fiquei bastante feliz com a recepção do jogo, e achei válido colocar um GDD na wiki.

Eu tenho um protótipo em papel para quem quiser jogar =D.

Créditos

Designers

Wil
Rica
Miojo
Omar
Eduardo (do Mezuro)

Artistas

Wil
Rica

Beta-testers

Wil
Rica
Miojo
Eduardo
Goroba
VKDaros-senpai

Se eu esqueci de alguém me xinguem

Isso parece muito maneiro!

Gostei como vocês “reciclaram” um jogo de sorte em algo mais estratégico. Curti a idéia e isso dá um bom mini-game pra mostrar pras pessoas! : D

Meus comentários, do que eu posso especular sobre o jogo:

-Origami elegante/sublime : Tem um valor muito alto para uma carta comum, uma trigger extra para sua auto-destruição me parece boa solução. (como perder uma rodada de Jankenpô, ou ele durar só uma rodada)
-A jóia me parece valer muitos pontos para valer trocar, em especial no início do jogo
-Se alguém pegar a jóia e o outro não tiver cartas para trocar, o que acontece?
-O que o outro vai trocar pela jóia cobiçada é decidido por quem?
-Se o origami for nerfado, o presente embrulhado não me parece ser tão útil, em especial considerando que a maior parte das coisas que possam vir não vão poder ter seu efeito usado, e temos o rolo compressor de presente grego.
-Eu sinto que ainda há pouca variedade de cartas, mas pode ser consequência da minha megalomania.
-Rolo compressor é tesoura… what? (Eu colocaria “motoserra de massacre” para fechar o tema)

Aparentemente, há quem considere que janken não é um jogo de pura sorte. Vide campeonatos mundiais.

Sobre os comentários:

  • Origami sublime: sim, ele já está no alvo do nerf, como explicado na parte de questões de balanceamento. Mas não pode ser com nada complicado, porque ele é uma carta simples.

  • Joia cobiçada: quem decide o que vai ser trocado pela Joia é o jogador que a ganhou pela disputa. Se não houver cartas para trocar, o jogador que ganhou a disputa simplesmente fica com a Joia. Uma vez o miojo quis pegar a jóia logo no começo simplesmente para que o oponente não tivesse a oportunidade de usá-la contra ele.

  • Presente embrulhado: não se esqueça da Silver Tape, que com mais duas cartas entra valendo 3 pontos no mínimo. Se o valor médio das cartas é 2, então em média o presente vale 5.

  • Variedade de cartas: comecei pequeno para ter controle sobre o balanceamento, mas sempre me preocupei em deixar as regras de maneira que mais cartas possam ser criadas. Quando eu tiver um entendimento melhor do jogo, pretendia revisitar essa questão e ver se vale a pena ampliar as possibilidades. Por enquanto, é cedo.

  • Rolo compressor: as cartas do tipo Tesoura estão associadas mais com ferramentas em geral do que com objetos cortantes especificamente. Mas motosserra foi um nome cogitado, indeed. Descartei porque (1) você em geral só corta uma árvore por vez usando uma motossera e (2) foge do tom “objetos mundandos” que tentei herdar do jogo original (questionável though).

Respondendo a essas questões, percebi duas coisas que preciso rever no GDD:

  • “Joia” não tem mais acento. RIP
  • Não expliquei em nenhum lugar o flavor do jogo.