Renderização e VR de Embarcação de Museu da USP

Bom dia!

Meu nome é Pedro Henrique Bulla e sou estudante de Engenharia de Produção da POLI e faço uma pesquisa na Engenharia Naval junto com o Professor Bernardo L. R. de Andrade e Fillipe Esteves.

Parte da pesquisa resultou na obtenção de um Modelo 3D CAD de uma embarcação do inicio do Século XVIII, a qual existe na realidade apenas um pedaço, no Museu Republicano Convenção de Itu, pertencente ao Museu Paulista da USP.

Gostaríamos de saber se alguém ou o grupo GameDev se interessa em realizar uma renderização, uma animação ou mesmo realidade virtual para oferecer juntamente na exposição da peça em tal Museu.

Segue abaixo foto do modelo obtido:

Caso se interessem, podem entrar em contato diretamente no meu e-mail também: pedro.bulla@usp.br

Grande abraço!

Pessoal:

Vou me reunir com o Pedro amanhã na Engenharia Naval às 16h50 (quarta 10). Quem quiser se juntar a nós será bem vindo. :slight_smile:

Um abraço,

ChicO

Olá pessoal.

Escrevendo para dar um retorno a vocês de como foi a reunião com o pessoal da Engenharia Naval.

Existe um artigo no Jornal da USP com outras ilustrações que esclarecem mais o assunto:

http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/pesquisadores-da-usp-reconstroem-digitalmente-embarcacao-historica/

O projeto é muito bonito, por trás deste fragmento de canoa existe um trabalho interdisciplinar muito sério sendo produzido. A atual reconstrução conta com uma quantidade imensa de pontos, por isso sugeri à Equipe da Engenharia Naval criar um modelo simplificado que será mais adequado para produção de conteúdo interativo que eles necessitam e também refletir sobre o espaço expográfico.

Pedi permissão para o Pedro para publicar arquivos que eu for produzindo aqui, com o intuito de deixar documentado o processo e abrir à participação de outros interessados. Estou aguardando o ok para a publicação, então só vou colocar screenshots por enquanto.
No momento eu fiz uma base remodelada simplificada do canoão, que poderá servir para inúmeros propósitos tais como poder visualizar o canoão reconstruído em dispositivos que não possuam uma capacidade de processamento tão alto, ou utilizar um sistema de simulação de fluídos em alguma ferramenta de modelagem poligonal matricial, imprimir uma miniatura em 3D mais barata, etc.

Um grande abraço a todos,

ChicO

goo.gl/0aqDvS
goo.gl/jSUJjF
goo.gl/rEg9EZ

Olá colegas do UspGameDev.

No dia 21 de junho, me reuni novamente com o pessoal da Engenharia Naval para dar continuidade a esta postagem.

Nesta reunião procurei ilustrar uma forma de trabalhar que utiliza postagens de “trabalho em andamento” em foruns (W.I.P / work in progress). Considero este método bastante produtivo, pois a qualquer momento voluntários podem participar e acessar os arquivos de trabalho desenvolvidos, facilitando assim, a documentação do processo criativo.
Como alguns de vocês sabem eu trabalho muito com o Blender 3D. Neste sentido um desenvolvimento mais linear é o suficiente para mim no início, creio que é um pouco de exagero utilizar o git por exemplo, enquanto ainda poucas pessoas estão engajadas. De qualquer maneira não deixa de ser um método eficiente para gerar um certo momento criativo.

Surgiu a ideia de criar um modelo genérico para canoas que pretendo manter no link a seguir: Mini projeto: Modelo genérico de funcionamento de uma canoa (post com múltiplas imagens)

Até logo!

ChicO