Reunião de Prospectiva (Segundo Semestre de 2019)


#1

O que é?

A reunião de prospectiva serve para discutirmos como a USPGameDev vai funcionar neste semestre. De maneira geral, nós discutimos os assuntos levantados na reunião de retrospectiva e vemos o que podemos fazer em relação a eles.

Quando vai ser?

DIA 02/08 (SEXTA-FEIRA) das 13h00 até as 15h00, na sala A132 do bloco A.

Assuntos

Lab X e Regex

Outros grupos de extensão fazendo barulho no Lab X

  • Podemos chegar para a pessoa e pedir para ela fazer menos barulho sem problemas; é uma atitude aprovada e recomendada pelo regex.

Comunicação fraca entre a UDG e o Regex

  • Comunicados do Regex não pareciam ter muito efeito no grupo. Melhorar atenção nesse aspecto.
  • Mudar sistema de embaixadores do grupo? Discutir isso na prospectiva porque os embaixadores não estavam na retrospectiva

Comunicação do Grupo (entre si)

O fórum tem estado menos ativo, principalmente os posts de reuniões e de projetos. Além disso, as últimas reuniões de integração tiveram menos pessoas.

Fórum

Talvez a era do fórum esteja chegando ao fim, mas por enquanto temos algumas coisas para tentar ainda:

  • Destacar a opção de receber os posts por email (fazer um post disso e divulgar nos chats)
  • Tornar parte do processo de entrada no grupo

Mais canais de chat (especialmente Telegram?)

Por experiência prévia, tememos que usar mais canais de chat fragmente o grupo. Mas, ao mesmo tempo, pode ser que facilite para algumas pessoas. Então propomos de ’ fazer um estudo para saber quem aderiria a um novo chat. Discutiremos isso na prospectiva.

Projetos e reuniões

Algumas questões que discutimos sobre as reuniões e projetos do grupo.

Reuniões de trabalho

Provas e trabalhos atrasam os projetos

  • Se necessário, avisar o grupo (com antecedência) e temporariamente paralisar o projeto.

Reuniões de integração

Reuniões de integração tem horários ruins para quem entrou depois.

  • Não marcar todas as reuniões de uma vez só. Por exemplo, marcar só metade no começo do semestre e depois marcar as demais.

Projeto de LabXP/Métodos Ágeis

Teremos algum semestre que vem? Lembrar disso na prospectiva!

Eventos do grupo

Jam para projetos internos

A ideia é fazer uma jam onde a galera do UGD trabalha intensamente nos projetos ativos do semestre. Interessante, mas precisamos de pessoas para organizar. Agitar na prospectiva.

Corujão no segundo semestre

Todo mundo quer e ama! Agitar na prospectiva.

Dia de rpgs de mesa

Aparentemente a (FFLCH? EACH?) fez um evento aberto para chamar o pessoal para jogar rpgs de mesa. Bora copiar. Ver na prospectiva.

Alternativa são um corujão aberto (que é difícil de fazer no IME) ou só um “workshop” de open bar de jogos.

Jam aberta para divulgar o grupo

Precisamos de pessoas dispostas a organizar o evento. Parece haver interesse.

Possibilidade de ser uma sede da livre game jam para roubarmos a organização deles.

Palestras e Workshops

  • Palestra sobre métodos ágeis para agilizar o projeto (@Wil)
  • Workshops sob demanda: dizemos o que queremos aprender e pedimos para alguém ensinar (até ela ensinar). Precisa ter alguém responsável por organizar as enquetes e contatar palestrantes – ver na prospectiva!
  • Palestras compulsórias, novo esquema: cada grupo de projeto precisa fazer uma palestra por semestre. Lembrar na prospectiva!

Participação em eventos

Excursão até o Big

  • O local é pequeno, se o grupo inteiro chegar lá não tem espaço.

Divulgação do grupo

Queremos que o grupo tenha mais visibilidade!

Facebook

Precisamos de pessoas para ficarem colocando posts interessantes e legais (na real só shitpost mesmo) no Facebook da USPGameDev. Vamos eleger alguém novamente na reunião de prospectiva.

Invasão

Invasão (de cartazes da UGD) de algum instituto próximo semestre (provavelmente ECA). Vamos organizar a partir da prospectiva.

Eventos

Podemos realizar mais eventos para chamar a atenção dos outros, como JAMs próprias. Também podemos participar mais de eventos como o BIG, a SPIN, o SBGames, a Godot Meetup… Assim vamos construindo contatos e divulgando o grupo. Relembrar na prospectiva!

Comunidade

Podemos nos apresentar e divulgar em chats (por ex. de discord) como o do Gamed3v e da Godot . Retomar na retrospectiva!

Camisetas

Camisas são uma maneira de divulgar o grupo, mas precisamos de uma leva para poder pedir.

Recepção de novos membros no grupo e tutoria

  1. Primeiro contato: direcionar para reunião de integração ou marcar uma conversa com algum membro.
  2. Tutorias continuam existindo por enquanto: ordenar tutores por quanto tempo eles tem disponível.
  3. Jogos da tutoria não tem o escopo bem definido, podendo demorar muito.
  • Proposta: ao invés de fazer um jogo do zero, implementar novas funções em jogos antigos.

Então a ideia é que os mini-projetos de treinamento são sempre baseados em apenas um jogo clássico, mas com a possibilidade de alterar o design do jogo pontualmente.

Exemplo: fazer um space invaders que você pode customizar sua nave.


#2

Vou fechar hoje!


#3

Dia e locais marcados!


#4

Amanhã!


#5

AVISO: A reunião vai ser na sala A132 do bloco A!


#6

ATA DA REUNIÃO
Presentes:
-Will
-Matheus
-Pedro Paulo
-Turri
-Tui
-Pedro Varela
-Éricles
-Leonardo
-Gustavo
-Lara
-Eike
-Cabeça
-Hugo
-Rodrigo
-Klinsmann
-Luigi
-Igor
-Guilherme
-Airton
-Rafael

======================ASSUNTOS MENORES===================================
LabX:
-Questão do barulho na sala: Outros grupos podem pedir silêncio, vocês podem pedir silêncio para os outros tambem

Regex:
-Grupo de integração entre os grupos de extensão. Entre outras coisas, coordena o repasse de verbas externas para a Fundação USP, e da fundação para nós.
-Eu entrarei no lugar do Zé+Fritz. Se mais alguém tiver interesse dá um grito, são duas vagas por grupo

Forum:
-Um lugar para centralizar respostas para dúvidas comuns, lista de projetos
-Alguns tópicos estão desatualizados (i.e. horários de reunião). Atualizem!
-Pouca utilização. Não seria facilmente substituído por chats, a ideia é ser uma ferramenta de consulta
-Sugestão de ferramenta: Microsoft Teams (Guilherme vai pesquisar isso)
-Pra quem não gosta de consultar o forum: Will sugeriu ativar notificações por email (Preferências -> Notificações -> Email). Tem tambem um app de notificações na Play Store (Discourse)
-Ideia: integrar o forum no processo de acolhimento de novos membros. Usá-lo como porta de entrada para as tutorias

Chats:
-Sobrecarga de opções. Atualmente tem Zapzap e Discord, sugestão de criar um novo no Telegram. Éricles fará uma pesquisa de opinião para determinar a preferência do povo.

Projetos suspensos:
-Quando uma ou mais pessoas não puderem tocar um projeto em um período, avisar com antecedência os outros membros do grupo. Eventualmente projetos podem ser paralisados por algum tempo.

Reuniões de integração:
-Preferência por horários de almoço para maximizar a presença.
-Matheus fará um Doodle para marcar as reuniões de Agosto, as próximas ficam em aberto por enquanto

Camisetas:
-Precisa de um número mínimo de interessados (20-30) pra viabilizar. Improvável que aconteça de novo tão cedo, pois acabou de ocorrer um pedido. Divulguem
-Will vai abrir uma planilha para interessados já irem se inscrevendo

Domínio:
-Precisa ser renovado. Dá cerca de 80 reais
-Fazer uma vaquinha. Will vai coordenar

Jam interna:
-Pegar um fim de semana em que nos reunimos para avançar nos projetos já existentes no Gamedev.
-Logística simples. Reservar o espaço, divulgar o evento, pensar em questões como alimentação. Klinsmann vai se encarregar da organização preliminar

LabXP:
-Disciplina Laboratório de Métodos Ágeis
-Empresas escravizam os alunos para resolver algum problema em troca de créditos
-Podemos levar ideias de projetos para obter essa mão de obra barata. Exemplo de projeto que já fez isso: L.A.V.A. L.A.M.P.
-Quando o professor fizer a chamada de projetos, Will irá alertar o grupo

Corujão:
-Evento de integração. Varar a noite no IME jogando [video/board]games
-Fazer um ofício para a diretoria argumentando que faremos um “grupo de estudos”
-Pedro se responsabilizou

Evento open games:
-Uma espécie de corujão aberto à comunidade externa.
-Formato: varar a noite? Durante o dia? Focado em RPG de mesa, outros tipos de jogos?
-Matheus se responsabilizou

Jam aberta:
-Outros grupos como GAMUX (Unicamp) e FOG(São Carlos) já fazem
-Um pouco mais trabalhoso que a Jam interna
-Responsáveis: Will, Klinsmann, Rafael, Airton, Erika

Workshop:
-Exemplos do passado: workshop de Godot, workshop de composição da Livia
-Ter alguém do grupo que puxe isso. Ver a cada mês quais são os temas de interesse, encontrar alguem do grupo ou de fora para dar o workshop
-Responsável: Klinsmann

Palestras compulsórias:
-Ano passado o Rica “sorteava” alguém para fazer a palestra
-Dessa vez a ideia é que cada grupo fique responsável por dar uma palestra
-Responsável: Will

Facebook:
-Precisamos de um shitposter pra bombar a página
-Responsáveis: Cabeça e Klinsmann

Invasão:
-Seria feita semestre passado, mas não rolou
-Instituto selecionado: ECA
-Já existe um cartaz, precisa atualizar um pouco, imprimir e colar
-Responsável: Rafael e Luigi

Participar de eventos:
-Ajuda a divulgar o grupo
-BIG: Maior evento de jogos no Brasil
-SPIN: Quarta-feira 19h no CCSP (metrô vergueiro). Networking para gamedevs. Você pode levar seu jogo pra galera jogar, ou só socializar
-SBGames: no RJ. Evento acadêmico sobre jogos
-Godot Meetup: encontro de desenvolvedores interessados na engine. Palestras de devs fodões. Mensal, divulgado no forum.
-Comunidades online - Chats de discord (Gamed3v, Godot), subreddits. Dá pra conseguir contatos, patrocínio, freelas

Novos membros & tutoria:
-No tópico “Reunião de prospectiva segundo semestre de 2019” tem um passo-a-passo de recepção a novos membros
-Tutores para esse semestre: Klinsmann, Will/Tui, uma terceira pessoa em aberto conforme a demanda

==========================IMPORTANTES======================================

Let’s Test Play:
-Mostra dos jogos do UGD.
-Sexta-feira dia 23/08 10h-18h
-Saguão do Bloco B será o plano B, mas queremos fazer fora do IME
-Sugestões de espaços: saguão do CCA (ECA), FAU
-Responsável: Will

UGD 10 anos:
-Novembro/2019
-Possivelmente na semana 4-8/11
-Dia de palestras? Let’s Test Play de todos os jogos da história do grupo?
-Dá pra colocar alguns dos eventos discutidos acima (Jam aberta, Palestras, Workshops, Corujão). Comissão do aniversário serão os responsáveis desses eventos.
-Chamar veteranos do grupo para contar onde estão trabalhando

Projetos desse semestre:
-HOOKSHARKS: Tui, Rica, Passos
-BACKDOOR: Jogo ativo há mais tempo (desde 2016). Deckbuilder roguelike. Diferencial do jogo é não separar a batalha do overworld, você vê os inimigos andando e pode usar cartas que tem efeito fora de batalha.
-ARACNOTOPIA: Em suspensão vital.
-JOGO DOS GRAFOS (ideia nova): Pedro Paulo. Puzzle game, você tem um grafo com valores inteiros nos vértices e precisa manipulá-lo até que todos os vértices tenham números positivos.
-SNAKE MULTIPLAYER/TRON (ideia nova): Pedro. Projeto de treinamento
-WAR-STARCRAFT: Jogo de tabuleiro. Implementar regras pra melhorar o WAR da Grow, não depender apenas de RNG. Criar raças com características diferentes. Várias ideias em aberto, novidades em breve
-FUTURE MAGE: Projeto de treinamento. Jogo de plataforma. Já está jogável, pretendem terminar
-KATAMARI VERSUS: Projeto de treinamento. Vão tentar deixá-lo jogável para o Let’s Test Play
-ISAAC ZELDIFICADO: Projeto de treinamento. Já tem o personagem e inimigos, sprites do personagem estão quase terminados. Projeto em Unity.
-CONTRA: Projeto de treinamento. Jogável. Menu de pausa quebrado. Falta fazer algum level e a condição de vitória.
-MEGA MAGE: Projeto de treinamento. Mecânica principal está pronta.
-LIES: Jogo de cartas. Os jogadores devem ser ardilosos para criar relações entre as cartas e acusar os adversários


Aniversário 10 anos da USPGameDev!