Reunião do REGEX [12/04/2019]

Bom, galerinha. Para quem não sabe, o REGEX é uma entidade que serve de metagrupo contendo os grupos de extensão da computação (eg. IME SEC, Maratona, USPGameDev, etc.) e eu e o @VictorDM somos os representantes (eleitos por falta de candidatos) do UGD no REGEX.

Mais que uma forma de organizar os grupos, o REGEX tem outras funções, por exemplo, $ MONEY $. O coletivo dos grupos de extensão tem uma conta na fundação USP para aceitar doações e patrocínios, entre outras coisas. E além de ser uma forma de unificar a burocracia e cuidar de tudo junto, o REGEX nos permite correr atrás de pautas comuns a todos os grupos.

Houve ─ e parece que passará a haver com certa regularidade ─ uma reunião hoje este dia 12 de abril. Bom, sem mais delongas, aqui tem o que temos que conversar como grupo:


Patrocínios e Doações
O REGEX quer receber ─ como uma entidade independente da gente ─ doações de ex-alunos e patrocínios de empresas e deixar esta grana disponível para os grupos de extensão usar para comprar um cockulus oculus rift para desenvolver VR, resina para a sala 3D, milhões de arduinos para o hardware livre, entre outras coisas. Para isso, o REGEX teria que dar contrapartidas, ou por meio dos grupos (tipo a gente divulgar a marca patrocinadora durante uma jam), ou por meio de eventos próprios do REGEX, tipo uma feira de grupos de extensão onde a gente coloca lá o logo dos patrocinadores no nosso stand, são exemplo.

  • Perguntas:
    • Quais restrições nós impomos sobre as contrapartidas para possíveis empresas patrocinadoras?
    • Sugestões de tiers de patrocínio, tipo “Patrocinador GOLD” etc. Quais benefícios nos dispomos a oferecer e por quais valores. Tipo coisa de Kickstart.
    • O que queremos fazer com esta possível grana?
    • Regras de Conduta para os grupos membros deste fundo de grana coletivo.
    • Como desvincular o REGEX dos grupos de extensão para eles poderem pagar estas contrapartidas sem nos involver diretamente?
    • Isto está bom para todos os membros? Faz parte do ethos do grupo?

Aparentemente, em breve será o aniversário de sei lá quantos anos do curso, acho que 45. E este tempo é tempo de comemorações, e na nostalgia dos formados esperamos arrumar alguns ex-alunos que possam doar, como pessoa física no caso ─ então, sem contrapartidas ─, para os grupos. Não é nada garantido, mas podemos torcer para que dê certo.


Representatividade
Neste caso, especificamente, representatividade feminina. A pauta foi levantada ─ não lembro exatamente por quem ─ quando foi observado que só havia 3 mulheres na sala. Isso não foi discutido a fundo, muito porque o tema desta reunião foi o feedback do IMEx e esta questão de patrocínios, mas eu acho que vale deixar aqui pontuado que provavelmente tenhamos que tratar deste tema.

Para este tema eu não tenho perguntas, porque elas não foram levantadas de maneira muito dura na reunião, acho que o melhor mundo seria ─ se não for muita presunção minha pedir isso ─ que as nossas membras se manifestassem com as sugestões ou críticas ou opiniões que venham a ter. Eu sou “vice decorativo” ©, o que me falarem eu repito como opinião do grupo. E neste caso, para que depois não gritem comigo, prefiro ouvir com dupla atenção as pessoas que possam se sentir afetadas por esta falta de representatividade.

Enfim, acho que por enquanto é isso. Não sei se convém fazer duas threads para os assuntos que eu levantei. Mas por enquanto fica só esta.

Please no flame war.

2 Curtidas

Galera, saiu a actual ata da reunião.

1 Curtida

Precisa de permissão XD

1 Curtida

Kibado da ata, sorry, nem vi que precisava de permisso

Na nossa Wiki, nossos valores constam como:

Coisas que a gente ouve quando entra:

  • Não fazemos projetos para terceiros.
  • Não recebemos por nossos projetos.

A razão disso é que nós queremos:

  • Autonomia
    • Se devemos algo para alguém, não somos autonomos. Não podemos seguir qualquer caminho nem abandonar um projeto que não pertence só a nós mesmos.
  • Foco em aprimoramento e estudo
    • A partir do momento que temos um onus com uma outra entidade, é somente justo que nos dediquemos a paga-lo. Mas este não é o propósito do grupo. Então, se vamos nos onerar com alguma entidade, precisamos fazê-lo sem perder o ethos do ─ a nossa identidade como ─ grupo.
1 Curtida

Coisas que poderíamos fazer com esta grana:

Os nossos gastos compulsórios como grupo são bem modestos:

Que eu saiba é apenas o custo do nome do domínio do nosso site. Que não deve superar 60 mangos por ano (? @Kazuo sabe melhor isso ae).

Coisas que podemos fazer com esta grana além de pagar despesas atuais:

  • Dar um upgrade na Rá, que é o nosso servidor, sipá dá para hostear uns servers de jogo lá :v
  • Comprar coisas VR, a gente pode fazer jogos que ninguém vai jogar, mas pode ser divertido.
  • Financiar as pizzas e rangos de Jams, coffeebreaks de palestras como o IMEx etc.
  • Comprar várias cópias do Marv Inc
  • Livros, sei lá, piratex nem sempre é felicidade xD

Restrições e Contrapartidas

Acho que é produtivo pensar nas restrições por atividade:
Não acredito que projetos normais devam receber incentivos de grana ─ ou serem comissionados (yuck) ─, pelos motivos que eu coloquei no post anterior. Mas acho que Jams e Palestras possam ─ sim ─ receber este tipo de coisa.

Por exemplo, vocês aceitariam (se não, não tem problema, perguntar não ofende) colocar o logo de um patrocinador nos créditos ou splashscreen de um jogo de Jam? Ou colocar nos nossos powerpoints um slide de patrocinadores em palestras eventuais e mostras que fizermos?

Acho que devemos exigir que isso seja feito caso a caso, decidido em reuniões e deixado explícito para os membros participantes.

Conduta para membros do REGEX

Eu acredito que um grupo não deva puxar grana que eles mesmos não ganharam, porque um grupo com poucos gastos compulsórios ─ mas com potencial de arrecadação ─ como o nosso sairia desfavorecido se um grupo como o Hardware Livre decidisse comprar uns arduinos a mais e acabasse com o cofrinho do REGEX.

Uma sugestão que eu faço é: Gastos do fundo do REGEX devem ser aprovados em reunião, com justificativa da necessidade e preço dos itens pretendidos. Assim ninguém pode reclamar demais, porque foi decidido pelos grupos de extenção como um todo.

2 Curtidas

A gente não tinha pensado em usar o dinheiro do regex para isso? Eu sei que não é só pegar, mas lembro de alguma reunião que teve e só comentaram que tinha um monte de dinheiro sobrando porque tinha muitas regras de como usar ou algo assim.

Concordo plenamente.

Parece okay por mim, mas é simples assim? Sei la, um mundo que você só sai enfiando o logo dos outros onde quiser e ganha dinheiro parece meio utópico. Eles não iriam pedir alguma especificação nos jogos ou algo do tipo, que conflitaria com nossos valores?

3 Curtidas

tinha um monte de dinheiro sobrando porque tinha muitas regras

Eu não estou sabendo do monte de dinheiro kkkkkkkk Se tiver, melhor

Olha, vou ser franco. Não recebemos nenhuma oferta, mas é bom saber o que estamos dispostos a fazer. Se pedirem mais que isso, a gente tem a prerrogativa de negar ─ como sempre. Acho que para palestras, se elas forem grandes e bem divulgadas, só a marca da empresa lá já é uma contrapartida. Para jogo de Jam, acho pouco possível impor algum nível de controle, já que o tema é divulgado na hora.

Eu não acho que tem muito mais coisas que possamos fazer sem nos distanciar dos valores, então foi o que eu sugeri. Mas pode ser que seja utópico sim.

Podemos, também, juntar os grupos de extensão e fazer coisas juntos com o propósito de arrumar patrocínio, mas não acho que isso seja necessariamente uma atividade adequada para o UGD. Seria conveniente, por exemplo, fazer uma “Semana REGEX na USP” e lá uma empresa teria bastante visibilidade e a gente poderia falar de jogos, etc. Não sei. Eu acredito em decisões caso a caso, conforme ofertas surjam.

1 Curtida

Justo. Considerando esse ponto não vejo problemas desde que não seja algo muito exagerado (como o personagem principal vestindo o logo da empresa).

Para esclarecer, não tenho problema com colocar o logo da empresa na intro/creditos/algum slide.

2 Curtidas

Po, mas assim como a gente vai fazer o jogo do pepsi-man??

download

3 Curtidas

Na verdade quem sabe é o @Henrique e o @vinicius. Mas costuma ser um pouco mais só (no máximo 80 reais)

Sim, tínhamos um monte mas era dinheiro de edital, e tinha prazo de validade. Quando tava perto do fim, o REGEX torrou com tudo que dava (até onde me lembro) pra não perder. Ouvi dizer que estão tentando conseguir outro edital.


Sobre os tipos de contrapartidas que aceitaríamos, eu concordo bastante com o @Jose: não prestamos serviços (comissões e coisas que nos façam trabalhar para outros), mas parcerias na forma de patrocínio são OK (inclusive já fizemos antes com a TFG na global game jam), a menos de condições muito desfavoráveis, obviamente (como forçar a gente a fazer um jogo em Unity ou algo assim). Mas eu concordo principalmente com podermos ver caso a caso, porque não tem como prevermos todas as possibilidades.