Reuniões de Integração 2020/01

O que são?

Reuniões de integração são um “evento” muito especial na USPGameDev: um espaço para compartilharmos o progresso atual de nossos projetos, pedirmos ajudas, encontrarmos com outros membros e organizamos eventos próximos. Ela não é só uma reunião; ela é uma reunião de integração que garante que o grupo se mantenha unido e evita que a anarquia e o software proprietário recaia sobre todos nós!

Como funcionam?

Basicamente, cada membro fala sobre andamento do seu projeto e fica atualizado sobre o andamento dos outros projetos. Por isso, é importante ter pelo menos um membro de cada projeto. Além disso, algumas reuniões são “longas”, pois, além de falar, mostramos um pouco do projeto no projetor (por exemplo). As reunioes duram (normalmente) 1h, com 1h30 para as longas.

Dica de 5 minutos!

Mas a parte mais importante do evento na verdade se resume na FICA A DICA, que acontece no final da reunião e dura 5 minutos. Nesse momento, um membro aleatório da reunião tem que dar uma dica sobre o que ele quiser de desenvolvimento de jogos.

Primeira leva de reuniões

As reuniões alternam entre dois dias, para garantir que a maior parte do grupo vai participar de pelo menos uma delas. Por enquanto, as reuniões vão ficar em algum lugar dessas semanas:

  1. 09/03 (Segunda-Feira), Curta, das 13h00 até as 14h00
  2. 25/03 (Quarta-Feira), Longa, das 12h00 até as 14h00
  3. 15/04 (Quarta-Feira), Curta, das 12h00 até as 13h00
  4. 27/04 (Segunda-Feira), Longa, das 13h00 até as 15h00

E então, marcaremos mais uma leva?

Segunda leva de reuniões

DOODLE

  1. 12/05 (Terça-Feira), Curta, das 14h00 até as 15h00
  2. 22/05 (Sexta-Feira), Longa, das 14h00 até as 16h00
  3. 05/06 (Sexta-Feira), Curta, das 14h00 até as 15h00
  4. 16/06 (Terça-Feira), Longa, das 14h00 até as 16h00

Local

Todas as reuniões ocorrerão dentro do auditório Imre Simon, no CCSL-IME/USP: Av. Prof. Luciano Gualberto, 1171 – Butantã, São Paulo - SP. Servidor do discord da UGD.

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Falta 1 semana!

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Essa semana!

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HOJE TERMINA!

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E hoje tem!

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Projetos:
Mateus: Score dash
Pedro Paulo: Retomar o projeto do semestre passado (o dos grafos)
yukio: polir jogos antigos
Airton e Rafael: tentando deixar o charge kid mais polido
Daniel: launcher do jogo
Susumo: MAC0214 jogo de plataforma baseado em rapidez e mecanicas (Joao é o tutor)
Cabeça: Não está participando esse semestre do gamedev
Will: backdoor polir
cardgame online (tematica: guerra): escolher o compilador/linguagem
Grimoire:
Rafarillo: Definir tutor e grupo
Klinsman: Jogo novo.A ideia surgiu de uma jam (Furiosos e furiosos) trata-se de um FTL
Igor: MAC0214 fazendo o projeto com o Pusy (Vinicius) e o Luiz. Reiventar o jogo que foi feito na gamejam. Tutorando é o Eduardo
Rika: Backdoor com o Will, essa semana ajustou o jogo
Hookshark: Arrumou os bugs. Trailer hoje
Tui: Hookshark com o Rika
Launchgame
Gabriel: Launchgame, administrar a pagina do gamedev

Treinamento:

Tutor: Rafael
Grupo: Rafarillo ...

Tutor: Airton
Grupo: a definir

Tutor: Klinsmann
Grupo: a definir

Tutor: Pedro Paulo
Grupo: a definir

Meeting Jam:
Jam dos bixos (minijam) para aprender a programar o primeiro jogo
Combinar o horario conforme o horario dos bixos
Treinamento na meeting jam
Data: 27/03(Melhor data) ou 3/04 ou 10/04

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(Complemento da ata acima)

Problema: nossos jogos estavam muito difíceis de serem acessados. Seria bom arrumar isso logo pq vai ter o IMEX dia 23/03 e o Lets Play dia 03/04

Medidas para melhorar o site oficial:

  • Centralizar lançamentos no itch.io (e não na página “/downloads-page”)
  • Adicionar aba “Jogos” redirecionando pro itch.io.
  • Substituir conteúdo da parte “Participe” pelo texto do Klinsmann de “Como entrar no grupo”
  • Remover a seção “Blog” que está quebrada.
  • Yukio vai tentar fazer essas coisas.

Critérios para que um jogo do USPGameDev seja lançado no itch.io:

  • Estar jogável (não crashar ou piscar a tela loucamente)
  • Autor deve querer que o jogo seja lançado.

Questão sobre apresentabilidade dos jogos:

  • Mesmo jogos que não estejam muito apresentáveis serão lançados.
    • Porém, tentaremos identificá-los com tags e disclaimers na descrição.
  • Também veremos se dá pra organizar os jogos em categorias, pra deixar os mais apresentáveis no começo.

Jogos que VÃO ser lançados no Itch.io

  • Everknight (GGJ2016)
  • FrozenFlame (GGJ2017)
  • Skyjammers (GGJ2018)
  • ~/doggo (GGJ2019)
  • Mother’s Home (GGJ2019)
  • ReBot (GGJ2020)
  • Señor Emilio (LD36)
  • Ranger’s Royale (LD38)
  • Evil Lab: the Profane Enlightenment (LD39)
  • Lava Lamp (LD40)
  • It’s All About Lasagna (LD41)
  • CuttingEdge (LD42)
    • Avisar que em placas integradas Intel pode não rodar
  • Mechamorphosis (LD43)
    • Sem a versão de Windows que tá quebrada
  • Sinner (LD44)
  • Nothing Matters (LD45)
  • Blueprint Blast (LD45)
  • Sharktron (TFG Retro Game Jam 2018)
  • Charge Kid (GMTK Jam 2019)
  • Aius: Battle for Magic
  • Sohlepse
  • Spookmin
  • HorusEye
  • Tr0n0s
  • AsteroidsWars
  • Psycho: The Ball
  • Minimal TD (MAC0346)
  • Shin Ara Loop (LGJ 2018)
  • Network Battle Chain Hostility (LGJ 2017)
  • NeoBreaker (BBtan Clone)
  • Brickosphere (Arkanoid Clone)
  • Oracle Eye (BindingOfLink)

Jogos que NÃO vão ser lançados (estão em desenvolvimento, quebrados/mortos ou não aprovados pelo autor):

  • Roll Up Rumble (KatamariClone)
  • On the Crossfire (Contrinha)
  • KeepingItUp (GGJ2020)
  • JellyArena
  • Slime Defense
  • Aracnotopia
  • Guild
  • Deviant/Xablau
  • Pirate Ship Battles
  • Grimoire: Ars Bellica
  • Backdoor
  • Square Dash
  • Grafos Digitais
  • Mujk
  • DnD Simulator
  • Super Umbrella
  • FutureMage
  • SpaceInvaders
  • FlameCrest
  • Circuit Of Mana
  • Welcome To Your Mind
  • DungeonJump
  • WaterInsignia
  • SpaceTraveler
  • Vikings
  • MadRacer
  • ProjetoDoSusumu
  • ProjetoDoPuce/Igor

Coisas que tem que ver

  • Ping
    • Tirar música com copyright
  • BoomScience
    • Tentar rodar
  • Jogos sem post no fórum (Yukio vai criá-los depois)
    • Frozen Flame
    • Everknight
    • Señor Emilio
    • Blueprint Blast
    • ReBot
    • KeepingItUp
    • Roll Up Rumble (KatamariClone)
    • On the Crossfire (Contrinha)
    • OracleEye (BindingOfLink)
    • Furious And Furious (Weekly Game Jam 133)
    • Minimal TD (MAC0346)
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Recentemente, eu fiz uma playlist com vídeos de jogos de jams que participei para uma apresentação. Se quiserem, podem usar livremente.

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Teoricamente seria essa semana, querem tentar fazer pelo Google Meets?

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(Parece okay pelo Meets)

Respondam para decidirmos democraticamente uma das 4 opções.

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Vai ser hoje no GOOGLE MEETS!

Ata da Reunião!

Presentes

  • Daniel Martinez
  • Matheus Lima
  • Nathalia Borin
  • Rafael Vieira
  • Hugo Susumu
  • Wil
  • Arthur Vieira

Projetos

Backdoor

  • Só falta implementar as cartas finais para LANÇAR O JOGO!

Grimoire

  • Implementando a arquitetura do Wil em RUST

Card Game

  • Decidiram Estrutura: cliente em Godot, server em C++

Launch Game

  • Reunião planejada não realizada

Project Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Movimentação e Combate
  • Protótipo planejado para o fim dessa semana

Backdoor 2 Alchemy

  • Dungeon Procedural
  • Cena de batalha que não funciona

Guild

  • Menus, settings do jogo e salvar o jogo

Jogo de Ritmo (TCC da Nathy)

  • Muita pesquisa
  • Nada ainda

Run, Jump and Dash (Cultura e Extensão do Susumu)

  • Mecânicas básicas (movimento, pulo e dash)
  • Plataformer de Velocidade

Dica 5 minutos!

" Fazer um sintetizador na Godot é só pegar um Lá (440 Hz) e uma tabela de valores que, multiplicando, chegam a outras notas. " - Nathalia

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Dessa vez, pelo discord!

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Ata da Reunião 15/04/2020

Presentes

  • Pedro Paulo
  • Matheus
  • Wilson
  • Ayrton
  • Arthur Vieira
  • Henrique
  • Cabeça

Projetos

Jogar RPG

  • Tem sido bom.
  • Querem mais gente.

Charge Kid

  • Quase acabando: falta sons originais.
  • Menu de display, som, controles, salva as configurações.
  • Sistema de salvar as fases melhorado.

Treinamento Ayrton

  • Canal dedicado no Discord.
  • Não começaram direito.

Trabalho

  • Henrique anda trabalhando remoto.

Grafos Digitais

  • Portaram para Godot.
  • Geram grafos aleatórios -> escolher grafos legais para deixar fixo depois.
  • Jogável, mas feio.

Treinamento Rafael

  • 4 pessoas bem empolgadas e cheias de energia.
  • Bomberman.
  • Fazendo varias coisas sozinhos.

Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Prototipo 1 terminado.
  • Logo mais tem questionario.

Backdoor

  • Lançamento da primeira versão (com começo e fim).
  • Discutir feedback na próxima reunião.

Backdoor 2 Alchemy

  • Combate com inimigos com receitas de alquimia
  • Receitas são arrays de arrays
  • Artista!

Grimoire

  • Quarentena

Mugik, The Game Card

  • Quarentena

Avisos

Let’s Play

  • Não conteceu

Ludum Dare

  • Esse fim de semana
  • Votação AGORA!

Dica de 5 minutos:

" Sempre importante tentar automatizar coisas, testes seria legais. Se você consegue fazer alguma coisa que testa o seu jogo de maneira automatizada é a melhor forma de testar regressões (ver se você não quebrou coisas no futuro). " - Henrique

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Mais uma reunião hoje!

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Ata da Reunião 27/04/2020

Presentes

  • Pedro Paulo
  • Ayrton
  • Wil
  • Tui
  • Rato
  • Henrique
  • Rica
  • Cabeça

Projetos

Backdoor

  • Segundo Lançamento menor
  • Muitos NPCS que falam muitas coisas
  • Sempre tem 5 cartas no deck, a mão é preenchida automaticamente, precisando agora de menos comida (lado positivo), mas ta muito fácil (lado negativo)
  • Mudança na fila do turno
  • Pretende mudar tutorial

Alchemy

  • Sem artes, mas terá daqui a pouco
  • Acrescentaram efeito sonoros e músicas com efeitos
  • Interface que mostra as receitas que você pode fazer com os ingredientes que você tem
  • Se fizer muitas vezes a mesma receita ela fica automática
  • Acrescentaram status
  • Tiveram problemas com os labels
  • Pretende fazer efeitos ptos inimigos
  • Pretende fazer interface de favoritar receitas.

Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Feedback do jogo foi negativo em relação ao combate
  • Mudança no combate, sem combos, mas com mais variações do ataque básico

Grafos Digitais

  • Nada acrescentar

Randomizer

  • Tentando melhorar como descreve requerimentos de path
  • Itens adquiridos podem ser para outros jogadores

Charge Kid

  • Problema no som que não foi detectada o motivo ainda, acham que seja problema do volume muito alto.
  • Fase nova com as novas mecênicas implementadas (portais)
  • Tamanho do tela customizável
  • Controles customizáveis

Ludum Dare

  • Keep it alive

Healing Quest

  • Controla a Healer, tem magia de cura
  • A party luta sozinha com os monstros IA pros 2
  • Seu objetivo é só manter você e o time vivo
  • Magias de buff e heal
  • fizeram tudo menos a música, usando godot e exportaram pra web

Treinamento

Pedro Paulo

  • Bem no ínicio
  • Jogo escolhido: Pac-Man
  • Ensinado: Kinimact Body, sinais e input
  • Problemas de comunicação

Ayrton

  • jogo escolhido: Space Invaders
  • Ensinado: Kinemact Body, sinais, matar as coisas que saem da tela.

Dica de 5 minutos!

“Se você tem interesse criar jogos, mas está inseguro sobre a dificuldade de programação e arte, mas está disposto a escrever bastante jogue esses 2 jogos: sunless sea e sunless sky . Sobre gerenciamento de inventario (que é usado nos 2 jogos): invés de escrever muitas flags, usar literalmente um banco de dados e checar se as coisas estão lá” -Cabeça

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Respondam o DOODLE!

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SEGUNDA LEVA MARCADA!

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Ata da reunião!

Presentes

@Henrique
@Castu
@Jose
@KlinsmannHengles
@Luanmonteiro
@rafarillo
@Rattman
@Tui
@Kazuo

Projetos

Charge Kid

  • Começando o processo de lançar na steam.
    • Esperando aprovação de documentos.
  • 15 levels agora.

Treinamento Ayrton

  • Sumiram 2 pessoas e surgiram 2 pessoas.
  • Será Space Invaders.
    • Nave que atira até agora.

Madder Than Light Max

  • Não vai ser roguelike, vai ter sistema de quests (com enredo).
  • Sistema de combate prototipado.

Treinamento Rafael (Bomberman)

  • Terminaram!
    • Multiplayer local.
    • Sem muitos power ups.
  • Vão fazer algumas melhorias ainda.

Lost Soul (TCC do @Rattman)

  • Inimigos diferentes.
    • Um que anda de um lado para o outro.
    • Um que voa atrás do jogador.

Hooksharks

  • Vai ser lançado!
    • Esperando steam aprovar.

Alchemy

  • Artes bonitas.
  • Shop.
  • Logo mais o jogo será testável.

Backdoor

  • Tutorial Novo

    • Mapa Extra (só da primeira vez)
      • Balanceamento
  • Cidade

    • NPCs

Grimoire

  • Parado.
  • Wil está se preparando para usa-lo no doutorado.

Healing Quest

  • Foi feito na ludum dare!

Walnut

  • Foi feito na ludum dare!

Eventos

Big

  • Foi adiado.
  • Submissão de jogos até 3 de novembro.

Dica em 5 minutos!

“Fazer música tem muito mais uma estrutura de repetição do que só ficar colocando sons novos nela.” - @rafarillo

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