Reuniões de Integração 2020/01

(Complemento da ata acima)

Problema: nossos jogos estavam muito difíceis de serem acessados. Seria bom arrumar isso logo pq vai ter o IMEX dia 23/03 e o Lets Play dia 03/04

Medidas para melhorar o site oficial:

  • Centralizar lançamentos no itch.io (e não na página “/downloads-page”)
  • Adicionar aba “Jogos” redirecionando pro itch.io.
  • Substituir conteúdo da parte “Participe” pelo texto do Klinsmann de “Como entrar no grupo”
  • Remover a seção “Blog” que está quebrada.
  • Yukio vai tentar fazer essas coisas.

Critérios para que um jogo do USPGameDev seja lançado no itch.io:

  • Estar jogável (não crashar ou piscar a tela loucamente)
  • Autor deve querer que o jogo seja lançado.

Questão sobre apresentabilidade dos jogos:

  • Mesmo jogos que não estejam muito apresentáveis serão lançados.
    • Porém, tentaremos identificá-los com tags e disclaimers na descrição.
  • Também veremos se dá pra organizar os jogos em categorias, pra deixar os mais apresentáveis no começo.

Jogos que VÃO ser lançados no Itch.io

  • Everknight (GGJ2016)
  • FrozenFlame (GGJ2017)
  • Skyjammers (GGJ2018)
  • ~/doggo (GGJ2019)
  • Mother’s Home (GGJ2019)
  • ReBot (GGJ2020)
  • Señor Emilio (LD36)
  • Ranger’s Royale (LD38)
  • Evil Lab: the Profane Enlightenment (LD39)
  • Lava Lamp (LD40)
  • It’s All About Lasagna (LD41)
  • CuttingEdge (LD42)
    • Avisar que em placas integradas Intel pode não rodar
  • Mechamorphosis (LD43)
    • Sem a versão de Windows que tá quebrada
  • Sinner (LD44)
  • Nothing Matters (LD45)
  • Blueprint Blast (LD45)
  • Sharktron (TFG Retro Game Jam 2018)
  • Charge Kid (GMTK Jam 2019)
  • Aius: Battle for Magic
  • Sohlepse
  • Spookmin
  • HorusEye
  • Tr0n0s
  • AsteroidsWars
  • Psycho: The Ball
  • Minimal TD (MAC0346)
  • Shin Ara Loop (LGJ 2018)
  • Network Battle Chain Hostility (LGJ 2017)
  • NeoBreaker (BBtan Clone)
  • Brickosphere (Arkanoid Clone)
  • Oracle Eye (BindingOfLink)

Jogos que NÃO vão ser lançados (estão em desenvolvimento, quebrados/mortos ou não aprovados pelo autor):

  • Roll Up Rumble (KatamariClone)
  • On the Crossfire (Contrinha)
  • KeepingItUp (GGJ2020)
  • JellyArena
  • Slime Defense
  • Aracnotopia
  • Guild
  • Deviant/Xablau
  • Pirate Ship Battles
  • Grimoire: Ars Bellica
  • Backdoor
  • Square Dash
  • Grafos Digitais
  • Mujk
  • DnD Simulator
  • Super Umbrella
  • FutureMage
  • SpaceInvaders
  • FlameCrest
  • Circuit Of Mana
  • Welcome To Your Mind
  • DungeonJump
  • WaterInsignia
  • SpaceTraveler
  • Vikings
  • MadRacer
  • ProjetoDoSusumu
  • ProjetoDoPuce/Igor

Coisas que tem que ver

  • Ping
    • Tirar música com copyright
  • BoomScience
    • Tentar rodar
  • Jogos sem post no fórum (Yukio vai criá-los depois)
    • Frozen Flame
    • Everknight
    • Señor Emilio
    • Blueprint Blast
    • ReBot
    • KeepingItUp
    • Roll Up Rumble (KatamariClone)
    • On the Crossfire (Contrinha)
    • OracleEye (BindingOfLink)
    • Furious And Furious (Weekly Game Jam 133)
    • Minimal TD (MAC0346)
4 Curtidas

Recentemente, eu fiz uma playlist com vídeos de jogos de jams que participei para uma apresentação. Se quiserem, podem usar livremente.

5 Curtidas

Teoricamente seria essa semana, querem tentar fazer pelo Google Meets?

2 Curtidas

(Parece okay pelo Meets)

Respondam para decidirmos democraticamente uma das 4 opções.

2 Curtidas

Vai ser hoje no GOOGLE MEETS!

Ata da Reunião!

Presentes

  • Daniel Martinez
  • Matheus Lima
  • Nathalia Borin
  • Rafael Vieira
  • Hugo Susumu
  • Wil
  • Arthur Vieira

Projetos

Backdoor

  • Só falta implementar as cartas finais para LANÇAR O JOGO!

Grimoire

  • Implementando a arquitetura do Wil em RUST

Card Game

  • Decidiram Estrutura: cliente em Godot, server em C++

Launch Game

  • Reunião planejada não realizada

Project Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Movimentação e Combate
  • Protótipo planejado para o fim dessa semana

Backdoor 2 Alchemy

  • Dungeon Procedural
  • Cena de batalha que não funciona

Guild

  • Menus, settings do jogo e salvar o jogo

Jogo de Ritmo (TCC da Nathy)

  • Muita pesquisa
  • Nada ainda

Run, Jump and Dash (Cultura e Extensão do Susumu)

  • Mecânicas básicas (movimento, pulo e dash)
  • Plataformer de Velocidade

Dica 5 minutos!

" Fazer um sintetizador na Godot é só pegar um Lá (440 Hz) e uma tabela de valores que, multiplicando, chegam a outras notas. " - Nathalia

2 Curtidas

Dessa vez, pelo discord!

1 Curtida

Ata da Reunião 15/04/2020

Presentes

  • Pedro Paulo
  • Matheus
  • Wilson
  • Ayrton
  • Arthur Vieira
  • Henrique
  • Cabeça

Projetos

Jogar RPG

  • Tem sido bom.
  • Querem mais gente.

Charge Kid

  • Quase acabando: falta sons originais.
  • Menu de display, som, controles, salva as configurações.
  • Sistema de salvar as fases melhorado.

Treinamento Ayrton

  • Canal dedicado no Discord.
  • Não começaram direito.

Trabalho

  • Henrique anda trabalhando remoto.

Grafos Digitais

  • Portaram para Godot.
  • Geram grafos aleatórios -> escolher grafos legais para deixar fixo depois.
  • Jogável, mas feio.

Treinamento Rafael

  • 4 pessoas bem empolgadas e cheias de energia.
  • Bomberman.
  • Fazendo varias coisas sozinhos.

Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Prototipo 1 terminado.
  • Logo mais tem questionario.

Backdoor

  • Lançamento da primeira versão (com começo e fim).
  • Discutir feedback na próxima reunião.

Backdoor 2 Alchemy

  • Combate com inimigos com receitas de alquimia
  • Receitas são arrays de arrays
  • Artista!

Grimoire

  • Quarentena

Mugik, The Game Card

  • Quarentena

Avisos

Let’s Play

  • Não conteceu

Ludum Dare

  • Esse fim de semana
  • Votação AGORA!

Dica de 5 minutos:

" Sempre importante tentar automatizar coisas, testes seria legais. Se você consegue fazer alguma coisa que testa o seu jogo de maneira automatizada é a melhor forma de testar regressões (ver se você não quebrou coisas no futuro). " - Henrique

2 Curtidas

Mais uma reunião hoje!

1 Curtida

Ata da Reunião 27/04/2020

Presentes

  • Pedro Paulo
  • Ayrton
  • Wil
  • Tui
  • Rato
  • Henrique
  • Rica
  • Cabeça

Projetos

Backdoor

  • Segundo Lançamento menor
  • Muitos NPCS que falam muitas coisas
  • Sempre tem 5 cartas no deck, a mão é preenchida automaticamente, precisando agora de menos comida (lado positivo), mas ta muito fácil (lado negativo)
  • Mudança na fila do turno
  • Pretende mudar tutorial

Alchemy

  • Sem artes, mas terá daqui a pouco
  • Acrescentaram efeito sonoros e músicas com efeitos
  • Interface que mostra as receitas que você pode fazer com os ingredientes que você tem
  • Se fizer muitas vezes a mesma receita ela fica automática
  • Acrescentaram status
  • Tiveram problemas com os labels
  • Pretende fazer efeitos ptos inimigos
  • Pretende fazer interface de favoritar receitas.

Lost Soul (TCC do Matheus)

  • Feedback do jogo foi negativo em relação ao combate
  • Mudança no combate, sem combos, mas com mais variações do ataque básico

Grafos Digitais

  • Nada acrescentar

Randomizer

  • Tentando melhorar como descreve requerimentos de path
  • Itens adquiridos podem ser para outros jogadores

Charge Kid

  • Problema no som que não foi detectada o motivo ainda, acham que seja problema do volume muito alto.
  • Fase nova com as novas mecênicas implementadas (portais)
  • Tamanho do tela customizável
  • Controles customizáveis

Ludum Dare

  • Keep it alive

Healing Quest

  • Controla a Healer, tem magia de cura
  • A party luta sozinha com os monstros IA pros 2
  • Seu objetivo é só manter você e o time vivo
  • Magias de buff e heal
  • fizeram tudo menos a música, usando godot e exportaram pra web

Treinamento

Pedro Paulo

  • Bem no ínicio
  • Jogo escolhido: Pac-Man
  • Ensinado: Kinimact Body, sinais e input
  • Problemas de comunicação

Ayrton

  • jogo escolhido: Space Invaders
  • Ensinado: Kinemact Body, sinais, matar as coisas que saem da tela.

Dica de 5 minutos!

“Se você tem interesse criar jogos, mas está inseguro sobre a dificuldade de programação e arte, mas está disposto a escrever bastante jogue esses 2 jogos: sunless sea e sunless sky . Sobre gerenciamento de inventario (que é usado nos 2 jogos): invés de escrever muitas flags, usar literalmente um banco de dados e checar se as coisas estão lá” -Cabeça

1 Curtida

Respondam o DOODLE!

1 Curtida

SEGUNDA LEVA MARCADA!

1 Curtida

Ata da reunião!

Presentes

@Henrique
@Castu
@Jose
@KlinsmannHengles
@Luanmonteiro
@rafarillo
@Rattman
@Tui
@Kazuo

Projetos

Charge Kid

  • Começando o processo de lançar na steam.
    • Esperando aprovação de documentos.
  • 15 levels agora.

Treinamento Ayrton

  • Sumiram 2 pessoas e surgiram 2 pessoas.
  • Será Space Invaders.
    • Nave que atira até agora.

Madder Than Light Max

  • Não vai ser roguelike, vai ter sistema de quests (com enredo).
  • Sistema de combate prototipado.

Treinamento Rafael (Bomberman)

  • Terminaram!
    • Multiplayer local.
    • Sem muitos power ups.
  • Vão fazer algumas melhorias ainda.

Lost Soul (TCC do @Rattman)

  • Inimigos diferentes.
    • Um que anda de um lado para o outro.
    • Um que voa atrás do jogador.

Hooksharks

  • Vai ser lançado!
    • Esperando steam aprovar.

Alchemy

  • Artes bonitas.
  • Shop.
  • Logo mais o jogo será testável.

Backdoor

  • Tutorial Novo

    • Mapa Extra (só da primeira vez)
      • Balanceamento
  • Cidade

    • NPCs

Grimoire

  • Parado.
  • Wil está se preparando para usa-lo no doutorado.

Healing Quest

  • Foi feito na ludum dare!

Walnut

  • Foi feito na ludum dare!

Eventos

Big

  • Foi adiado.
  • Submissão de jogos até 3 de novembro.

Dica em 5 minutos!

“Fazer música tem muito mais uma estrutura de repetição do que só ficar colocando sons novos nela.” - @rafarillo

2 Curtidas

Amanha!

1 Curtida

22 / 05 / 2020

Presentes:

Meeting Jam

Tá rolando!

@Kazuo

  • Backdoor (+ @rilifon)
    • Tutorial + hints
    • Monstros sabem usar cartas

@Tui

  • Alchemy (+ @rilifon )
    • Arte e sons final
    • Várias usabilidades
    • Sistema de ganhar receitas após batalha
    • Loja funcionando
  • Launch game (+ @LordAnb e @daniel)

@Rattman

  • Lost Soul (TCC)
    • AI dos monstros
    • Novas fases e monstros

@rafarillo

  • Nut Bowler (treinamento + @Luanmonteiro e @Fernando)
    • Bomberman natalino
    • 2 power ups: tamanho da explosão e cura
    • 1x1 local

@PedroPaulo

  • Grafos em hiatus porque o pc morreu

@Caio1095

  • PacMan (treinamento)
    • jogo completo
    • Problema no som ao pegar muitas moedas muito rápido

@gmota

  • Space Invaders (treinamento)
    • Jogo com tudo menos morte por aliens e vitória

@LordAnb

  • Launch game (+ @Tui e @daniel )
    • Brainstorm
    • Jogo virou furry
    • Esquilo que se lança de cidade em cidade até chegar numa noz gigante
    • Híbrido 2D (lançamento e queda) e 3D (no ar)

@gDandrea

Dica de 5 minutos (@LordAnb)

Todo jogo acaba virando furry. Comecem seu jogo no começo do semestre.

Essa sexta, ein!

Amanhã!

05 / 06 / 2020

Presentes

Jogos

Drowning Future ( @gDandrea )

  • Morrendo com EPs
  • Sem grandes mudanças
  • Sobre Frostpunk: jogo bom.

Pacman do Treinamento ( @Caio1095 )

  • Resolvendo alguns bugs finais (loop de som)
  • Pacman e fantasmas sem alteração de velocidade.
  • Encerrado. Pensando em jogos no futuro.

Charge Kid ( @eldskald, @Castu, @vince )

  • Pagina da Steam feita.
  • Vai lançar “daqui a pouco”!
  • Falta testar no OSX.
  • Sem cartinhas )=.
  • Ultima fase vai testar toda a sua habilidade!

Finlandia ( @Henrique )

  • Está esperando o computador chegar.
  • Não vai colar o monitor no teto.

Shooter 2D ( @rafarillo, @Luanmonteiro )

  • Anda por ai e atira com o mouse.
  • Refazer a animação )=.
  • Algumas ideias.
    • Pensando em fazer estilo “Katana Zero” (Hit Kill).
    • Você é um arqueiro.
    • Quantidade de flechas limitadas.

Lost Soul ( @Rattman )

  • Terminando tutorial 2.
  • Logo mais tem prototipo.

Alchemy ( @Tui, @rilifon )

  • Primeira fase completa.
  • Logo mais tem demo.

Backdoor ( @Kazuo, @rilifon )

  • Recentemente lançaram mais um prototipo.
  • Monstros usando cartas agora.
  • Efeitos especiais!
    • Melhorias na camera e animações.
    • Partículas!
    • Logo mais, projeteis e sprites.

Jam com o Gamux!

  • Jam para continuar projetos.
  • Nada muito decidido ainda.

Dica de 5 min!

“Pois é, o que eu já tinha falado, pegando do que ele falou. Eu acho que partículas, shaders, luz, shade, esses efeitos são muito pouco usados, quando você ta jogando o jogo você sente. Acredito que um dos motivos dos jogos ficarem estranhamente feios é a falta de cor, de shader, FALTA SHADER. Coloquem mais cor, coloquem mais partículas, não dá trabalho e melhora muito o jogo, melhora mesmo. Deixa o jogo suculento (juicy), você não precisa mudar o jogo. Só coloca um screen shake poxa. Se você acha que shader é difícil, não te culpo, é muita matemática. Mas concordo com o cabeça, pega um shader de tutorial que muda muita coisa.” - @eldskald

2 Curtidas

16 / 06 / 2020

Presentes

Charge Kid

  • Lança dia 30/6 na Steam!
  • @Castu fez integração com achievements do Steam programando direto em C++

Alchemy

  • @Tui falou que rica estava fazendo sistema de reagentes terem modificadores com efeitos extras ao usar o reagente sozinho ou em uma fórmula
  • @Tui implementou a venda de reagentes

Backdoor

  • No último release, colocamos várias animações e juiciness pra mostrar melhor o que está acontecendo no jogo, principalmente as ações do inimigo
  • Agora vamos fazer uma iteração de arte e som
  • Como parte do meu doutorado, fiz mais umas features. Em particular, cartas agora podem ter habilidades estáticas, que alteram como outras habilidades funcionam em “tempo real”
  • Mudamos os papéis dos atributos de forma que todo mundo ganha HP, regeneração de foco aumenta com arcana e anima e cartas precisam de um nível mínimo de atributo para poderem ser usadas

Dica de 5 min: integrando jogos da Godot com a Steam por @Castu

Tem 3 jeitos: com a Godotsteam, com módulos em C++ ou com GDNative. Usar módulos em C++ funciona bem, mas demora bastante pra compilar - lembrem de compilar os templates juntos para não perder tempo! GDNative não precisa compilar mas não deu muito certo.

Tome cuidado para seu código saber detectar quando está rodando a versão do Steam ou não. Além disso, se seu jogo é código aberto, tome cuidado pois as bibliotecas da Steam não são!!! Você pode fazer um fork privado ou baixar as bilbiotecas na mão sem commitar no git.