Um começo de ano movimentado

[html]

Nesses últimos dois meses, o USPGameDev teve a oportunidade de participar em alguns eventos interessantes, sobre os quais vim falar hoje. Em geral fazemos apenas palestras e cursos aqui dentro da USP, então acho muito importante quando podemos sair daqui e conhecer outros grupos e entidades, para mostrar nosso trabalho e compartilhar o conhecimento na área de desenvolvimento de games.

Primeiramente, como o Vinícius contou no último post, nós não só participamos da Global Game Jam 2014, como ajudamos o prof. Ricardo Nakamura a organizar uma sede aqui na USP. Nossos membros fizeram parte de dois times diferentes, dos quais saíram os jogos Psychic Sleuth e Naomi. Também teve o Another Simple Day, um jogo muito bacana feito por uns colegas que já passarm aqui pelo grupo, que mostra o quão diferente pode ser o mundo que cada um de nós enxerga.

Depois disso, eu e o Vinícius participamos de um painel na Campus Party. Lá nós falamos sobre Software Livre no desenvolvimento de jogos junto com o prof. Fernando Masanori Ashikaga da FATEC de São José dos Campos. É possível assitir ao painel aqui. Achei legal que muita gente da plateia veio conversar com a gente, perguntando por onde começar para adentrar o mundo do desenvolvimento de games. Falarei mais sobre isso daqui a pouco. No mais, esperamos aparecer mais vezes lá na Campus daqui em diante!

Por último, nessa semana fomos ao sétimo SPIN. É um encontro de desenvolvedores de jogos independentes, junto com agregados e curiosos (vejam mais nesta noticia!). Se tudo der certo, esse encontro deve ocorrer toda primeira quarta-feira do mês, no bar GIBI perto da estação Vila Mariana do metrô. Na edição de ante-ontem pudemos deixar alguns de nossos jogos (tanto antigos como novos) em exposição para as pessoas verem e jogarem. Também conhecemos outros desenvolvedores e seus jogos, como o mestre Johnny William do grupo Tiles, que também participou da GGJ desse ano. Com certeza nos esforçaremos para ir em todas as edições da SPIN de agora em diante =D.

Com esse início de ano esperamos que tenhamos dado os primeiros passos para estar cada vez mais presentes na comunidade de desenvolvimento de jogos. E como somos um grupo universitário com bastante enfoque em pesquisa e aprendizado, estamos elaborando uma proposta para ajudar a todos os outros que quiserem trabalhar com games. Basicamente, pretendemos começar a oferecer cursos justamente voltados para quem quer começar a fazer seus próprios jogos. Até então, além dos cursos mais específicos que oferecemos internamente aqui na USP, só havíamos ministrado aulas sobre ferramentas direta ou indiretamente relacionadas ao nosso trabalho (como Git, Lua e LaTeX). A ideia agora é ensinar especificamente sobre o processo, as técnicas e as possibilidades presentes no desenvolvimento de um jogo do começo ao fim. E com isso podemos aproveitar e produzir algum material didático para deixar aqui no site também.

E é isso aí, pessoas. Fiquem de olho por aqui que avisaremos quando as inscrições para os cursos estiverem abertas!

o/

[/html]