WIP: Logo do Usp Game Development. Atenção: muitas imagens

Mais alguns ajustes, aspect ratio corrigido, ainda falta aparelhar o offset.

Cara, eu gostei bastante desse.
Não digo que está perfeito pois acho que os círculos e quadrados não estão encaixando tão bem (mas seguindo algo nessa linha vai ficar bom).

Fora isso, gostei bastante do contraste no “dev” sem perder o alinhamento com o conjunto. Se desse para fazer algo parecido de modo a ser facilmente identificável as três sub-partes do nome (usp - game - dev), ficará ótimo.

Excelente trabalho, Chico! :wink:

Oi Vi!

Que bom que você se identificou com este. :slight_smile: Obrigado!

Vou seguir testando variantes.

Um abraço,

ChicO

Remexendo umas tralhas aqui, encontrei uns rascunhos velhos e converti um [s]peido mental[/s] em P.A. e vi que tem potencial para o logo.

Talvez precise aumentar porque isso está [s]nano[/s] pequeno, mas pelo menos é melhor que nada! :)

-Adamastorcompreguiçadefazerversãomaior-

Opa que legal Adamastor! Adamastor o Pixel Master! Só vi isso agora cara!. Muito bacana mesmo viu? Legal que você já criou uma variação olhaí! :slight_smile:

Eu fiz este outro aqui hoje, gostei bem. Penso que pode ter vários usos: diferentes cores nas letras.

E as curvas remetem a pista da corrida… Que por sua vez me lembram o trabalho de inteligência artificial do Vinicius :slight_smile:

Mmmm…

“Olha o fundo preto…”

Isso precisa de brilho vindo do fundo! Que nem aquelas setas de antes

Você adora brilhar como purpurina no escuro né…

Cala a boca lado chato!

Hum… esse k…

Usp * Game * (Development elevado à k)

K = Marmanjos jogando magic trabalhando na engine

Gostei muito que isso serve como logo duplo pra engine e pro grupo!

Eu só sei agora que estou louco pra por animaçoezinhas (como diabolos se escreve isso?) de entrada de logo!

P.S.: Eu gosto como essa fonte é “Tô aqui, ponto final, UGD manda nessa área!”

Oi

fiz um mock-up do um possível logo no site, porque acho importante pensarmos no logo em seu contexto real. Afinal, vamos usar o logo em diversos lugares e cada um exige algo diferente.

Fora isso, usei a versão minimalista da pag anterior, mas com a fonte Futura, porque é uma fonte bonita, geométrica, sóbria e minimalista. E porque eu tinha essa fonte e não a outra huehue. O texto em tom diferente da mesma cor faz o contraste distrair menos o usuário.
As informações estão estruturadas e alinhadas, e a ideia de ter um menu do lado com os projetos em vez de um link para a pág de projetos foi de acordo com o que o Kazuo me disse que o Giuliano pediu. Mas também achei legal porque agiliza a visualização de nossos projetos.

Os textos corridos estão em DINpro.

Se os anti-minimalistas reclamarem eu prometo colocar o UGDK-tan do lado.
Mas a opinião de todos é bem-vinda :smiley:

Gostei bastante do mockup do Akira. Esse modo de evidenciar os projetos ficou ótimo. Seria melhor mesmo algo do tipo, na minha opinião.

Oi, Akira

Ficou bacana.

Uma pergunta: quais são as vantagens e desvantagens de usar o texto justificado e não justificado?

Você poderia anexar aqui também o “source” desse mockup?

Falou!

Então Vinícius, o Akira provavelmente vai te explicar melhor, mas o que eu já vi em explicações de design para web é que o justificado está propenso a formar “rios de espaço em branco” que acaba quebrando o fluxo de leitura. No impresso você tem o controle de como o texto será visto e evitar isso, mas na web, com interpretação do browser, comportamento responsivo, etc, você perde o controle e acaba sendo melhor usar o alinhamento não justificado mesmo.

Não sei se essa informação é completamente precisa e se o Akira ou mais alguém puder adicionar mais informações, eu agradeço =D.

Na verdade, é isso mesmo que o Rafael disse. Aliás, mesmo em textos impressos por vezes é melhor não justificar: quando a coluna de texto é estreita, a leitura com texto justificado fica bem ruim porque o texto fica com espaçamentos estranhos. Em textos corridos de colunas mais largas, justificar não atrapalha tanto porque melhora o ritmo de leitura com a uniformização da mancha de texto, sem espaçamentos muito disformes.

Obrigado pela explicação, Rafael e Akira!
Então se a coluna é larga o suficiente para que o espaçamento entre as palavras não ficar bizarro, não há problema em justificar o texto. Imagino que hifenizar as palavras contribua diminuir o problema de espaçamento exagerado dentro da linha.

Pedidos:

  1. Chico, vi que você mandou por e-mail o arquivo .ttf da fonte que o Wil tinha pedido. Você poderia mandar o nome ou o arquivo da fonte que você usou na imagem abaixo, por favor?
    (Essas fontes são de licença aberta?)

[quote=“chicortiz, post:25, topic:334”]Eu fiz este outro aqui hoje, gostei bem. Penso que pode ter vários usos: diferentes cores nas letras.
[/quote]

  1. Akira, se você fez o mockup com html, deixe um .zip aqui no fórum ou na lista de e-mails por favor. Assim todo mundo consegue aproveitar seu trabalho como base para fazer tentativas diferentes e também é uma forma de guardarmos o que já foi feito.

Opa Sensacional! O Post está esquentando :slight_smile:

Adamastor: sintonia fina! Quando você escreveu isso eu já estava animando o Logo UGD(k) :stuck_out_tongue:

Muito lindo o mock-up do Akira! Pôxa como é importante um croqui mostrando as aplicações. Muito linda a fonte “Futura” que ele encontrou também.

Muito pertinente a questão da fonte justificada ou não com o respectivo “tutorial” do Rafa :slight_smile:
Dependendo do que for decidido seria legal tentar algo experimental: e se sobrepuséssemos um .svg a um .png com alpha? Assim a fonte poderia ser vista como vetor em PC e como bitmap em outros dispositivos :wink:

Vinicius seguem as fontes para download:

“Astigmatic one eye typographic institute syncopate” (Licensa em anexo, Apache License Version 2.0):

Download Link:
https://drive.google.com/file/d/0Byr4NYScNOlRVFpSblVJUUM0a2M/edit?usp=sharing

UGD(k):

Fonte desenvolvida pelo chico. Desvantagem: vocês terão de pagar direitos autorais caríssimos, já vou avisando.

Download Link:
https://drive.google.com/file/d/0Byr4NYScNOlRVFpSblVJUUM0a2M/edit?usp=sharing

Até logo mais,

ChicO

Então, eu fiz o mock-up no illustrator pq em html ia demorar séculos. Basicamente o arquivo que eu passei aqui é uma rasterização dos vetores. E a imagem de fundo é um lindo printscreen.

E para esclarescer, a fonte Futura eu não “encontrei”. Ela é uma fonte importante da Bauhaus, na Alemanha, originada no ano 1927 com ideais modernistas. Teoricamente a tipografia em si está com a patente vencida, mas a FONTE é patenteada porque por algum motivo misterioso fontes são consideradas softwares pela lei (é, eu sei, ridículo).

Isso é facilmente contornável pela simples não-utilização da fonte em si, mas apenas de seu desenho. Isso se aplica a todas as tipografias de patente vencida.

É mesmo? Que interessante! Você poderia nos fornecer um hyperlink para o Artigo em questão? Se é que se trata de um Artigo lei. :?

Muito obrigado!

ChicO


Desculpe, só achei artigos bons sobre leis estadounidenses, mas o pouco que achei de Brasil fala que aqui as tipografias são menos protegidas ainda, principalmente quando se fala em logotipos e marcas.

Mas enfim, em geral usar tipografias prontas para criar uma marca/identidade não é um problema em si, mas usar web-fonts específicas sem permissão ou fornecer a fonte no site de alguma forma não pode.

Pôxa que pena Akira! Embora eu tenha lido o material dos links que você passou não consegui sacar onde isso está definido :?

Então talvez a gente deva optar por uma fonte com licença do tipo creative commons irrestrita para deixar as pessoas baixarem o source :slight_smile:

Akira: Por que você não cria uma fonte inspirada pela Futura que possa ser utilizada sem restrições (copyleft)? Inclusive com o source disponível? Assim a gente pode se ver livre destas especificidades de copyright :wink:

Isso seria o arquivo TTF/similar em si né? Nesse caso, o que está patenteado é os metadados de como renderizar a fonte e não a imagem resultante. Ainda é estranho, mas não é tão bizarro assim.

Sobre os logos, queria dizer que gostei desse logo do “UGD^k” :smiley:
Poderia ser o da ugdk, se não for ter algum com engrenagens ou sei lá o que.