WIP: Logo do Usp Game Development. Atenção: muitas imagens

Oi,

Fiz alguns testes usando como base o mockup do Akira e a fonte do Chico.
Depois de algumas interações de ajustes, o Akira e eu chegamos à versão “grey_05.png” que é uma sugestão de layout.

Até

Muito lindos os mock-ups. Eu particularmente prefiro o escurão (primeira figura).

Com o tempo a gente pode aprimorar esta fonte, fazendo o alinhamento bold funcionar automático e corrigindo estas curvas do “a” e do “s” principalmente… Elas ficam “olhando pra baixo”. :I

Bem, vou direto ao ponto.

Cinza é chato pra caraca a cor menos indie que eu consigo pensar, muito escritório.

Eu prefiro o layout preto em termos de distribuição e cor, os últimos dois cinzas estão muito “eat my project!”.

Mas dá para arranjar imagens grandes (e maneiras) o suficiente pra colocar no maior desses buttons dos projetos?

Numa nota extra gostaria de dizer que a falta de uma aba projetos no layout me parece um tanto estranha…

[quote=“Adamastor, post:43, topic:334”]Bem, vou direto ao ponto.

Cinza é chato pra caraca a cor menos indie que eu consigo pensar, muito escritório.

Eu prefiro o layout preto em termos de distribuição e cor, os últimos dois cinzas estão muito “eat my project!”.[/quote]

Eu fiquei curioso pelo motivo de eles terem escolhido cinza. Não era o que eu esperava, então gostaria de ver a argumentação deles a respeito antes de saber se é bom ou ruim.

Verdade, não consideramos o tempo de produzir os banners para a finalização do site. Para os jogos, podemos começar com screenshots, emergencialmente. Mas era bom começarmos a ir atrás disso também!

Você acha que precisa dela, mesmo ela sendo redundante com a lista gritante de projetos que foi colocada na frente do site?

Antes de começar a mexer, eu tinha procurado alguns sites para servirem de referência. Acabei esquecendo de colocar no outro post, mas aqui estão eles:

http://playdead.com/
http://amanita-design.net/
http://madmassey.com/level_design.htm
http://www.jayvanhutten.com/
http://www.davidshaver.net/
http://marianaboucault.carbonmade.com/

Estou mandando também o arquivo .xcf (do Gimp) com as camadas de cada exemplo. Assim, quem quiser fazer alterações para dar alternativas ao que já foi apresentado não precisa sair do zero.

A fonte usada no subtítulo, menu e texto é a Droid Sans do Google. Acho que se vocês não tiverem a fonte instalada no computador ao abrir o .xcf, vai ficar diferente.

Tentei deixar mais compacto, fingindo que o navegador está com 1024 pixels de largura.

O Giuliano também tem sua entrada para logo, aí vai:

Não está aparecendo a imagem, chico O.o
(mas eu vi o logo dele no e-mail =D)

Edit: agora apareceu.

[quote=“Kazuo, post:48, topic:334”]Não está aparecendo a imagem, chico O.o
(mas eu vi o logo dele no e-mail =D)[/quote]

Corrigido! Obrigado Wil!

Você acha que precisa dela, mesmo ela sendo redundante com a lista gritante de projetos que foi colocada na frente do site?

Bem, eu tenho o hábito (acidental) de não entrar em sites pela porta da frente. Mas se a página home vai ser nossa lista de jogos, temos que considerar que ela vai ficar grandinha com o tempo.

Também gostaria de relembrar que temos o site atual tem estrutura de posts de blog, e que temos algum conteúdo de texto pra colocar na home, isso é compatível com design atual ou vamos descartar esse sistema? (afinal, usamos bemmm pouco)

O logo do Giuliano esculachou todo o resto… nem precisa de votação… só acho que precisamos brincar mais com os elementos dos brasões menores e o globo em cima.

Do que lembro das discussões, a ideia era que o dev-blog ficasse junto com essa capa-portifolio nossa. E o fato de usarmos pouco o blog é um bug, não uma feature.

Humm… Eu ainda não sei se vocês estão todos falando sério ou não sobre o logo do Giuliano XD.

Adorei a iniciativa do Giuliano, mas não somos uma instituição tradicional, religiosa ou nobre. Brasões são para mafias, igrejas e corporações de mais de 50 anos ligados a alguma família da nobreza. Eu acharia legal até ter um logo brasão, mas o trabalho que dá para fazer a semiótica de um brasão é coisa de louco. Mas vale como inspiração.

Do que lembro das discussões, a ideia era que o dev-blog ficasse junto com essa capa-portifolio nossa. E o fato de usarmos pouco o blog é um bug, não uma feature.

Bem, mais uma coisa pra se adicionar a discussão, afinal, design não é só estética.

É só traficar cartas de magic que tá resolvido estilizar o suficiente o suficiente que ele perde esse ar de 50 anos.

Isso é uma coisa praticamente permanente, acredito que isso valha o trabalho. Mas nós precisamos de uma simbologia tão pesada?

Nós precisamos de algo que não seja feito “só porque parece legal”. Precisa ter, pelo menos, objetividade (em oposição à arbitrariedade, ou até mesmo aleatoriedade).

Além disso, temos um limite de tempo (27/8). Então é mais seguro não querermos extrapolar muito. Até porque quando começamos a extrapolar, acaba justificando a geração de ainda mais ideias arbitrárias, de forma que nos afastamos cada vez mais de um consenso.

Nós precisamos de algo que não seja feito "só porque parece legal". Precisa ter, pelo menos, objetividade (em oposição à arbitrariedade, ou até mesmo aleatoriedade).

Entendo… mas qual pra sermos objetivos precisamos saber o queremos que ele faça. (Leia-se: um objetivo)

Então eu pergunto:

O logo é pra chamar (muito) a atenção e atrair gente?
É pra representar nossa identidade e adicionar carisma?
É pra parecer que somos um grupo sério ou mais descontraído?
É minimalista ou mais complexo?

Se nós não definirmos as características e prioridades do logo, todos eles vão tecnicamente servir, e vamos ter que arbitrariamente escolher um aleatório pelo gosto do pessoal :-\

[quote=“Adamastor, post:55, topic:334”]Então eu pergunto:

O logo é pra chamar (muito) a atenção e atrair gente?
É pra representar nossa identidade e adicionar carisma?
É pra parecer que somos um grupo sério ou mais descontraído?
É minimalista ou mais complexo?

Se nós não definirmos as características e prioridades do logo, todos eles vão tecnicamente servir, e vamos ter que arbitrariamente escolher um aleatório pelo gosto do pessoal :-[/quote]

Exato. Em alguma reunião no primeiro semestre nós respondemos perguntas muito semelhantes a essas, que levaram àquelas versões do logo associadas a botões de gamepad. Não sei o que pode ter mudado de lá para cá, mas algumas coisas são claras:

  1. O logo representa nossa identidade (acho que ele não faz sentido caso contrário)
  2. A preferência é por coisas minimalistas, pois torna mais fácil de incorporar o logo no site (é importante pensarmos nos dois juntos)
  3. Como somos um grupo acadêmico que trabalha com experimentação, eventos e cursos, não podemos fazer nada descontraído demais.

Vocês acham que vale a pena abrir mão de alguma dessas considerações? Que outras fazem falta?

Exato. Em alguma reunião no primeiro semestre nós respondemos perguntas muito semelhantes a essas, que levaram àquelas versões do logo associadas a botões de gamepad. Não sei o que pode ter mudado de lá para cá, mas algumas coisas são claras:
  1. O logo representa nossa identidade (acho que ele não faz sentido caso contrário)
  2. A preferência é por coisas minimalistas, pois torna mais fácil de incorporar o logo no site (é importante pensarmos nos dois juntos)
  3. Como somos um grupo acadêmico que trabalha com experimentação, eventos e cursos, não podemos fazer nada descontraído demais.

Isso deveria estar anotado em algum lugar, porque eu já esqueci totalmente disso. (se é qu eu estava na reunião)

  1. Só para explicar: Alguns grupos só adotam logos mínimos para identificação.
  2. Yeah, design em conjunto é prioridade por questão de tempo.
  3. Legal, e demais seria o que?
Vocês acham que vale a pena abrir mão de alguma dessas considerações? Que outras fazem falta?

Bem… agora vem a parte difícil, escolher a prioridade entre essas (e outras futuras) características… let the games begin!

(Se não fica fácil né…)

Eu pessoalmente acho que a proposta do Giuliano (pelo menos do jeito que ele mandou), tende a ser descontraída demais. Fica parecendo que o logo é uma paródia do brasão da USP, como se nós estivéssemos esculachando a autoridade dela. Eu não manjo nada de semiótica, mas foi a impressão que tive (e eu ri XD).

Principalmente pela questão do tempo estar acabando, acho que é mais válido gastar energia criando novas opções do que discutindo questões filosóficas. Mais ou menos como o Giuliano fez. Ele tinha uma ideia, montou a imagem e mandou (e estava pouco se importando para o resto).

Mesmo que a proposta não fique boa, pelo menos é uma proposta. Aí, se ela ficou ruim por motivos x y z, podemos tentar contorná-los. Além disso, mesmo que seja uma proposta irrecuperável, no mínimo ela servirá de inspiração/exemplo para as outras pessoas.

Por exemplo, se alguma coisa que já apareceu por aqui está ruim, mas poderia melhorar, você (“leitor genérico” - não estou direcionando a ninguém em específico) conserte e mande.

Então, quem tiver alguma ideia de símbolo, logotipo ou logomarca MANDE SUA SUGESTÃO!

[quote=“vinicius, post:59, topic:334”]Principalmente pela questão do tempo estar acabando, acho que é mais válido gastar energia criando novas opções do que discutindo questões filosóficas. Mais ou menos como o Giuliano fez. Ele tinha uma ideia, montou a imagem e mandou (e estava pouco se importando para o resto).

Mesmo que a proposta não fique boa, pelo menos é uma proposta. Aí, se ela ficou ruim por motivos x y z, podemos tentar contorná-los. Além disso, mesmo que seja uma proposta irrecuperável, no mínimo ela servirá de inspiração/exemplo para as outras pessoas.

Por exemplo, se alguma coisa que já apareceu por aqui está ruim, mas poderia melhorar, você (“leitor genérico” - não estou direcionando a ninguém em específico) conserte e mande.

Então, quem tiver alguma ideia de símbolo, logotipo ou logomarca MANDE SUA SUGESTÃO![/quote]

Todas as propostas foram feitas até agora com essa mentalidade, acredito, acho que sair pedindo mais assim não vai melhorar…

É importante estabelecermos uma noção geral do que queremos no logo, em especial para as pessoas que estiverem já trabalhando neles possam corrigi-los, pois se o pessoal tiver que esperar que esperar pelo feedback, pode ser tarde ou apertado demais para alterar. (Em especial agora que temos a reunião do sprint junto com a do Giuliano)

Dar essas instruções não vai resultar em uma censura, como você deve estar pensando, vai só dar a noção para o criador se ele está indo caminho correto.

Eu pessoalmente acho que a proposta do Giuliano (pelo menos do jeito que ele mandou), tende a ser descontraída demais. Fica parecendo que o logo é uma paródia do brasão da USP, como se nós estivéssemos esculachando a autoridade dela. Eu não manjo nada de semiótica, mas foi a impressão que tive (e eu ri XD).

Eu particularmente não consigo ver o brasão como algo ofensivo a faculdade, apesar de ser paródia, não tem um player “reitor” caindo nos espinhos ou algo do tipo pra eu dizer que isso desafia a autoridade.

Tem bastante insumos pra colocar referências gamer nesse brasão, é muita capacidade interna nele. O duro seria manter o minimalismo…

Mais uma coisa para levar em consideração: Ousadia

Off: Você acabou de me dar uma idéia: Reitor, the game! XD