WIP: Logo do Usp Game Development. Atenção: muitas imagens

Adamastor,
Talvez as propostas apresentadas até agora tenham seguido essa mentalidade. Porém não há como saber quantas ideias foram descartadas antes mesmo de serem esboçadas só porque não eram minimalistas, ou usariam muitas cores ou não atendiam qualquer outro desses “requisitos”. É justamente para tentar “salvar” essas ideias que digo para todos mandarem sugestões sem se importar com muita coisa.
Por exemplo, a imagem do Giuliano (que inclusive você curtiu) poderia ter sido uma ideia morta antes do nascimento se ele estivesse com todas essas restrições em mente.

Pessoal,
Fiz algumas tentativas de ideias que usam um pouco mais do que só texto. As imagens estão em anexo e críticas são bem vindas.

Só para explicar melhor, eu não acho ruim termos novas propostas. Só acho ruim acharmos cada nova ideia genial (que se vocês observarem essa thread desde o começo, é mais ou menos o que aconteceu até recentemente, contando com a proposta do Giuliano). Fora isso, também não sei se temos tempo de ficar “salvando” todas as ideias, mas concordo que elas de qualquer forma servem de inspiração. E acho que “encaixar com o site” não é uma restrição que “mata” ideias. É só uma ressalva de que facilita o processo quando as ideias apresentadas já vêm com uma proposta conjunta para o site.

Eu particularmente gostei bastante das ideias do Vinícius que envolveram usar uma pirâmide no logo, principalmente a primeira das três. Principalmente porque a pirâmide é BEM simples.

[quote=“vinicius, post:61, topic:334”]Adamastor,
Talvez as propostas apresentadas até agora tenham seguido essa mentalidade. Porém não há como saber quantas ideias foram descartadas antes mesmo de serem esboçadas só porque não eram minimalistas, ou usariam muitas cores ou não atendiam qualquer outro desses “requisitos”. É justamente para tentar “salvar” essas ideias que digo para todos mandarem sugestões sem se importar com muita coisa.
Por exemplo, a imagem do Giuliano (que inclusive você curtiu) poderia ter sido uma ideia morta antes do nascimento se ele estivesse com todas essas restrições em mente.

Pessoal,
Fiz algumas tentativas de ideias que usam um pouco mais do que só texto. As imagens estão em anexo e críticas são bem vindas.[/quote]

Ahhhh! Pera, esqueci que estava falando com gente das exatas e que vocês tem tendências binárias!

Eu não estou levando as restrições como fator sim/não em especial porque não se dá para colocar uma medida exata de aprovação. Eu não posso declarar que algo está acima/abaixo de nível x de minimalismo. A idéia é somente modelar a auto-crítica do pessoal.

Se uma idéia não for feita, vai ser consequência do próprio auto-julgamento do criador. Se ele tiver dúvida se vale a pena, ele pode postar a idéia em texto para uma pré-avaliação. Não faz sentido essa preocupação de bloquear a criatividade (é só a gente não ser brutamontes com as críticas)

Auto-julgamento vai existir independentemente da existência de orientações ou não. Logo é melhor que ela exista de acordo com o que o grupo quer (totalizando só um filtro) do que ter que passar pelas restrições do criador e então as do grupo.

Obs: Independente disso, idéias são abundantes (é só ver o brainstrom), o que tora tempo é a produção. Faz sentido matar idéias para que o fator limitante seja gasto em logos mais promissores.

Só acho ruim acharmos cada nova ideia genial

Deveríamos deixar isso na lousa para nos lembrar-nos de sermos mais criteriosos na hora de aprovar.
Apesar que alguns logos receberam comentários negativos (vide a Pedra de Roseta)

Eu não comento nada a um bom tempo, então vou dar uma geral nas coisas que eu gostei mais até hoje:

-Logos originais do tópico, com os botões mas SEM a cruz.
-Logo minimalista, usado nos rascunhos que o Vinícius postou.
-Esquema geral do site que o Akira postou.

Dos rascunhos do Vinícius, sendo uma continuação dos do Akira, eu gostei bastante, mas não gostei de cinza e o preto #000000 do titulo também me incomoda um pouco.

Eu gostei muito do desenho do Giuliano e faria uma camiseta (além da que iremos fazer) fácil com esse símbolo! Porém, acho uma alternativa ruim como marca do grupo, por motivos já citados.

Perguntaram se o blog combinava com o layout do site nesse estilo e acho que combina sim, gosto do design do site do Mark Venturelli/Rogue Snail que lembra um pouco as idéias apresentadas.

Acho válido mandarem idéias novas, desde que isso não atrase a decisão. E não acho que devíamos abandonar essa discussão depois que decidirmos também (já podemos ir adiantando a discussão do novo novo logo, a ser implementado daqui a uns anos huahuahua).

Vou tentar contribuir de alguma forma mais tarde.

Por favor, não apele para estereótipos. Todos somos diferentes ao mesmo tempo que somos muito parecidos - se não fosse assim, não estaríamos no mesmo grupo.

Cara, eu simplesmente não consigo entender como você pode ser contra a uma mensagem de incentivo ao pessoal publicar sugestões.
Se você acha que já enviou todas suas ideias eloquentes e agora prefere só mandar o que se encaixar em um certo critério, beleza. Mas tem gente que ainda não mandou nenhum rabisco. E para essas pessoas, sim, vale a pena pedir “por favor, mandem seus rabiscos!” (mesmo que eles não sejam tão “promissores” como você disse).

Repito: se o Giuliano estivessem com o mind-set que você está sugerindo que todos tenham, ele não teria enviado a proposta dele.

Não vou levar essa discussão mais adiante, pois, como já havia dito, acho que vale mais gastar energia criando alternativas do que argumentando sobre como deveria ou não ser as imagens. Afinal, se definir critérios resolvesse o problema, nossa logomarca já estaria pronta uma vez que já sabemos o que queremos.

Até mais

Por favor, não apele para estereótipos. Todos somos diferentes ao mesmo tempo que somos muito parecidos - se não fosse assim, não estaríamos no mesmo grupo.

Desculpa, não queria ser depreciativo, eu pensava assim quando eu era da engenharia, e achei que seria levado de forma leve, erro meu.

Cara, eu simplesmente não consigo entender como você pode ser contra a uma mensagem de incentivo ao pessoal publicar sugestões.

E eu não consigo entender o que você não entendeu da minha explicação de o porque eu não acredito que isso desincentive a equipe.

Não sou contra o incentivo a criação de novas idéias, eu sou contra o incentivo de criação de idéias qualquer, porque temos de escolher somente um logo, eu prefiro ter menos opções com mais qualidade.

Repito: se o Giuliano estivessem com o mind-set que você está sugerindo que todos tenham, ele não teria enviado a proposta dele.

Sim ele não mandaria esse feliz agora?, ele provavelmente comentaria pra a gente sobre essa idéia, ele ouviria de volta e pensaria em melhorias, ele já trabalharia com o projeto com melhor direcionamento (que pelo menos satisfaça ele mesmo) e postaria um novo. Trabalho total= 1

Se for como está agora, e o Giuliano quiser mudar, ele terá que refazer o trabalho = 2 trabalho total

E nós não temos tempo pra ficar trabalhando à toa.

Não vou levar essa discussão mais adiante, pois, como já havia dito, acho que vale mais gastar energia criando alternativas do que argumentando sobre como deveria ou não ser as imagens. Afinal, se definir critérios resolvesse o problema, nossa logomarca já estaria pronta uma vez que já sabemos o que queremos.

Definimos e esquecemos deles, só falo isso.

P.s.: Aparentemente, nossa discussão aqui está incentivando o pessoal a pelo menos comentar, melhor você não ir embora. :slight_smile:

Whoa!

Agora vai ein? Olha muito bom, creio que está bastante construtivo. Não sei quanto a vocês mas eu adorei tudo, inclusive os sopapos.

Mas nunca é demais lembrar:

[center][/center]
[center]“Chavinho: a flama nos fóruns nunca é plena, mata a alma e envenena” (Don Ramón)[/center]

Aí vão alguns testes com palhetas de cores inspiradas por jogos:

A

B

C

D

E

Brace do Gracie! (calma q não é por trás).

Eu gostei desse logo do UGDk, mas precisa de uns ajustes nas letras (leia-se: o U está um pouco largo demais). Mas melhor que isso são essas variações cromáticas. Lindjo, simplesmente. Acho que faz muito sentido usar o verde-azul-laranja ou o verde-laranja-vermelho. PARA TUDO. Isso já define MUITA coisa e nos empurra pra frente na discussão.

Eu estou montando um manual de identidade pra gente, assim quando tivermos o logo poderemos saber aplicá-lo de maneira estruturada em diversas mídias, como o site, panfletos, jogos, camisetas, cartazes. Mas precisamos de um logo, infelizmente. Eu ficaria feliz só com uma identidade tipográfica/cromática porque fornece estruturas mais sólidas do que um logo. Por isso defendo o minimalismo. Poderíamos sim trabalhar mais no logo do Giuliano e torná-lo incrível, mas o Kazuo falou muito bem quando disse que ele possui elementos muito arbitrários. Isso é um trabalho enorrrmeee e não rola fazer em uma semana. Eu firmemente acredito que não pode ter nada arbitrário em um logo. Tudo tem que ter motivo. E se possível mais de um.

Mas enfim! Recomendações (mais tarde hoje eu faço uma ou outra proposta de logo mas por enquanto vai só blablabla):

[ul][li]Eu acho que branco/preto/cinza fica muito chato. Então se forem usar isso, tentem usar tipografias com pontas arredondadas (MAS NADA DE COMIC SANS HEIN)[/li]
[li]Usar 3 cores é inviável para um logo. Usem no máximo duas + branco. E se forem fazer um logo muito colorido, tipografias geométricas são aconselhadas, com pontas mais retas mesmo[/li]
[li]KERNING É FUNDAMENTAL. Prestem atenção para o espaçamento entre cada letra, assim como suas proporções. Isso influencia muito na Gestalt do logo e consequentemente na sua qualidade visual.[/li]
[li]Não fique triste se ficar feio. Gestalt é difícil. Mas a ideia pode ser boa e podemos melhorá-la. Ninguém vai aprender teoria das cores e composição visual em uma semana. Mas se quiser, vai fundo.[/li][/ul]

as letras são para identificar as opções mais facilmente

Nesses testes eu procurei usar a tipografia em si como desenho, usando o mínimo possível de elementos externos.
Percebam como eu alinhei o V e o A na opção WB, de maneira que pareçam setas ou talvez um desenho em ziguezague. Ambas as leituras remetem ao conceito de mobilidade e de dinamicidade (pelos ângulos agudos), e também podem, nesse contexto, se referir a direcionais de um controle. De maneira sutil e não óbvia.

Mas eu achei muito modernista essa fonte. Muito sóbrio. Então resolvi priorizar a beleza do desenho da letra com uma outra fonte nas opções X, Y e Z. Aí eu percebi que temos só um A no nome do grupo. Por isso usei uma bolinha colorida para sugerir o botão A. Achei interessante também para produzir outros materiais: bolinhas únicas podem virar nossa linguagem, um elemento corriqueiro em nossa identidade visual. Não é muito zuão, mas também não é muito sério. Pessoalmente prefiro as opções X e Y, porque não tem aquela sombrinha que deixa a sugestão muito óbvia. Acho que a bolinha atrás do A já é bastante informativa.

Precisa ainda de um ajuste mais fino para as cores, mas o que acham?

Dessas novas propostas, eu gostei da Wb. Será que não dá para destacar com cores as “setas” ao invés do “dev”, tornando possível usá-las na identidade também?

Curti a ideia de usar o “botão A”. Acho que usar letras maiúsculas faz mais sentido, porque é como as letras estão nos gamepads de fato. Que tal aumentar um pouco mais o círculo? (também baseado na proporção real de gamepads). E não sei se é por causa da sombra, mas preferi a cor azul usada na linha Z. Gostaria de ver como fica com vermelho também.

Não dá para destacar o “A”, parecido com o que é feito com o hiragana NA do título de Higurashi no Naku Koro Ni? Assim dava para ele ter uma cor próxima a da bola, e ficaria melhor de entender que eles estão juntos (acho que sem a sua explicação eu não teria enxergado eles assim).

Hmmmm, nop, não rola. Ao menos o NOP da coluna C, huehue. O baixo contraste zuou, ficou bizarro. Mas gostei das setas no MD.

O ND ficou Nippon. Foge um pouco. Eu gostei mais das primeiras opções, o XYZ-A. Também gostei do M-D. Prefiro o botão A minúsculo, fica mais bonito.

Estou percebendo que as propostas com o botão A estão meio ilegíveis. Todas.

É muito destrutivo terminar de ligar as setas no MD? Realmente dá vontade de conectar elas de uma vez agora.

Acho que para as propostas com “botão A” ficarem mais legíveis precisaria separar ele do resto, de maneira que a bola não confunda a leitura das outras letras.

Aproveitando o embalo, o que você achou dos logos do Vinícius usando a silhueta de pirâmides?

Eu gostei muito da opção Wb! :slight_smile:

Particularmente, acho mais legal formatos angulares do que arrendondados. Por isso, não achei tão bacanas as alternativas x, y, z. - além de concordar que a legibilidade ficou um pouco complicada.

Falando em legibilidade, eu ia sugerir a mesma coisa que o Wil: " destacar com cores as setas ao invés do dev". Porém ao ver o resultado, para mim, ficou um pouco esquisito. Não sei explicar direito, mas é como se o “dev” tivesse virado só “de”. Além disso, não consigo parar de enxergar as duas setas como um grande “Z” inclinado para a esquerda (desconfio que essa impressão seria ainda mais agravada ao juntar definitivamente as setas).

Para terminar, eu concordo com o a ideia de usar essas setas como parte da identidade. Chuto que, mesmo se precisarmos rotacioná-las dependendo da necessidade, elas facilmente remeteriam ao logotipo.

Achei os estudos de cor do Chico sensacionais! (aliás, você usou alguma ferramenta pra analisar a imagem?)

Gostei muito dos estudos mais recentes do Akira, tanto do logo com as 2 setas em evidência(MD), e as cores que eu achei mais bonitas (apesar do botão vermelho realmente puxar pra bandeira japonesa…) E na questão do botão, eu preferi essa versão com a letra colorida (NOPC), mesmo com o contraste prejudicado. Sem nenhuma referência eu ainda acho muito arbitrário o círculo.

Eu gosto da ideia da pirâmide, mas eu teria que ver outras execuções, as atuais não gostei muito.

E alinhei as setas só pra ver, enquanto o Akira ou mais alguém não faz uma versão melhor… E dei uma clareada só pra ver como fica também…

Então, eu pensei nessa opção. Mas ela não rola muito bem, eu vou tentar explicar por quê:

Olha o espaçamento entre as letras. Olha seus alinhamentos verticais. Nada encaixa. Fica tudo torto. E se você encaixar de maneira alinhada e arrumada (vide anexo), a composição geral fica bagunçada, a leitura não tem ritmo e continua estranho.

Outro motivo: fica muito Renault.

Quanto ao círculo ficar arbitrário, eu discordo. O legal de usar o círculo é que a gente pode fazer esse botão em diversos lugares. Usar na identidade visual! A forma circular seria (parte d)a nossa linguagem visual para poder representar qualquer coisa. Não tem nada de arbitrário nisso.

Aham, também não gostei de nenhuma das opções com a seta alinhada.

Entendi melhor a utilização dos círculos agora, mesmo sem a colorização pra deixar mais óbvio…

Meus preferidos até agora: MD, OC, PC

E pensando na metáfora dos botões, lembro o tempo todo do símbolo do Super Famicon

Queridíssimos!

Sobre o logo ser branco e preto, não significa necessariamente que gente tem que SER branco e preto pra vida toda ok? Só quer dizer que é uma boa que o logo funcione em branco e preto também. :wink:

Mais dois coloridinhos para a fornalha:

Um beijão viu?

Mais um leque (dessa vez, usando círculos e cores… nem parece que foi quem quem fez - hahaha)

As que eu gostei foram 4A, 3B e 3C. Achei que as outras ficaram muito carregadas.

O que vocês acharam?


P.S.: Arquivo .xcf para quem quiser “ligar/desligar” as camadas e ver as muitas combinações.

Alguém pode postar as coisas novas que fizeram na reunião hoje? :smiley:

Olá, a todos

Aqui estão as imagens que apareceram na reunião de hoje e que tiveram pelo menos um “voto favorável” ou comentário positivo.

Amanhã (terça-feira, dia 25), das 15:00 às 15:30, será feita a última troca de ideias sobre esse assunto. Portanto, quem quiser opinar ou deixar registrada sua preferência ou rejeição sobre alguma(s) das opções deve fazê-lo pessoalmente amanhã ou por aqui.

Até mais!


P.S.: Akira, por favor, mande aqui também aquelas últimas imagens.