WolframAlpha: sua Pokédex turbinada

[html]

O lançamento do Pokémon X e Y já é notícia velha e que todo mundo já sabe. Mas uma coisa que provavelmente passou desapercebido para muitos fans é que a Pokédex ganhou um concorrente forte no ramo de ferramentas de pokeinformação. Não, não estamos falando de mais um aplicativozinho de celular ou wiki com a ficha de todos os monstrinhos. O novo candidato a site favorito dos pokemaníacos é ninguém menos que o WolframAlpha.

Ao contrário dos buscadores tradicionais, o WolframAlpha é descrito como um mecanismo de conhecimento computacional, ou uma “máquina de dar respostas”. Em vez de devolver ao usuário páginas que podem ter conteúdo relacionado ao que foi pesquisado, a ferramenta é capaz de compreender perguntas (feitas em inglês) e processar respostas usando sua própria base de dados.

Como todos os dados são cuidadosamente estruturados, validados e mantidos pela empresa responsável pelo serviço, as áreas do conhecimento que a ferramenta atua é limitado (embora já seja gigante). Porém, há poucos dias esse universo se expandiu e passou a englobar também o mundo Pokémon. Segundo o artigo no blog oficial, os Pokémons são um assunto ideal para estar presente na ferramenta de conhecimento computacional, pois eles tem identificadores únicos, características bem definidas e uma infinidade de números para serem analisados. Para se ter exemplo do que é possível se descobrir bla bla bla, entre no site do WolframAlpha e faça alguns testes como:

  • Pokémon with highest special attack (“Pokémon com maior ataque especial”)
  • Pokémon with speed greater than 80 (“Pokémon com velocidade maior que 80″)
  • Special attack of flying pokémon (“Ataque especial de pokémons voadores”)

Aposto que por essa o Prof. Carvalho não esperava.

[/html]