Planos e Explicações

Um tempo atrás, houve uma discussão de como melhorar a página web do USPGameDev, com o intuito de facilitar modificações, aumentar a interatividade e conteúdo. Nisso, escolheu-se implantar um sistema de blog onde todas as páginas atuais do site principal seriam artigos de notícias do grupo, além de existir seções para artigos sobre nossas experiências de fato.

Nessa última reunião, o Julio (brocoli) e eu aproveitamos o tempo da reunião “fora de sprint” para dar continuidade à instalação do WordPress que o Vinicius fez algum tempo atrás, e preparar esta para maiores usos.
Temos em mente integrar o blog com o fórum, principalmente para evitar a existência de múltiplos cadastros no site.

Como o Julio recentemente teve (muito) sucesso em instalar um WordPress com integração à um fórum SMF, estamos testando migrar o nosso fórum para SMF para facilmente implantar tal integração, além de facilitar instalação de mods.

Espero que compreendam e postem a opinião de vocês sobre esse fórum!

Curti bastante a idéia da integração fórum<->blog, parece que vai ficar bem legal =D. Agora é só dar uma modificada de acordo com o que a gente precisa e dar uma personalizada no visual xD.

Fiquei particulamente impressionado que vocês conseguiram migrar todos os posts do outro fórum pro novo sistema O.o (fora cadastros, etc.)

Isso de migrar pro SMF foi tranquilo, pq como o SMF é mais novo, eles mesmos criaram ferramentas pra converter a db dos outros tipos de fórum pros deles.

O que eu gosto bastante no SMF é que ele é

  • Parrudo : mesmo que tenha pedaços de código com problema (por exemplo por causa de modificações), ele dá um jeito de fazer funcionar e loga todos os erros no error log
  • Sistema de mods bom : é muito fácil de modificar uma modificação do SMF =P, ele funciona num conceito meio diferente do wordpress por exemplo, ao invés de usar callbacks meio crípticos e que vc não sabe onde vão parar no código de fato da página (o que faz com que vc não saiba quais funções pode usar, tenha que usar variáveis globais, etc…), ele modifica o código do fórum diretamente. Isso tem umas vantagens e desvantagens:

A maior vantagem é que é muito fácil de mexer nos mods, adicionar coisas, remover coisas, juntar dois mods, adaptar para um tema diferente, traduzir, etc…
Também há uma garantia maior de que se a modificação pôde ser instalada com sucesso, então ela vai funcionar e ponto.
As desvantagens são : que pode (raramente) haver problema de compatibilidade entre dois mods caso haja conflito nas regras de substituição de código (mas nesse caso, já teria problema de compatibilidade no outro modelo… a diferença é que no SMF você não consegue instalar os 2 mods incompatíveis, e é mais fácil de juntar os 2 mods incompatíveis em uma modificação grande só)
Além disso, pode ser que para upgradar, ou instalar um novo tema, você tenha que desinstalar os mods na ordem contrária que você instalou. Isso não causa problema nenhum, só é um pouquinho mais trabalhoso.

O wordpress por exemplo (apesar de ser uma engine de blog e não de fórum) não funciona nesses conceitos… e, depois perguntem para mim ou pro Henrique o trabalho que deu para melhorar um dos plugins do WP de integração do WP<->SMF em uma coisa mínima XD

Agora só falta instalar a ponte SMF<->MediaWiki, e redirecionar os registros do WP e do Wiki para registros do SMF (mesmo que silenciosamente), e poderemos finalmente ter um portal de fato, com logins únicos através das três engines =D.

Ah, também tem a questão toda do layout das páginas neh… ^^V