Apresente-se

Olá Pessoas! Muito prazer!

Meu nome é André Bogaz, e é mais frequente que me chamem pelo sobrenome (mas por favor me chamem como preferirem!)
Sou namorido da Camila/TomCat, que acabou de se apresentar aqui. Ela que me falou de vocês, e me interessei muitíssimo.

Tenho um background um pouco diferente da maioria aqui, acho: sou bacharel em História (pela FFLCH) e não sei programar - ainda! =]

Meu gosto por jogos vem desde pequeno. Jogo muito video game desde quando era criança, embora na vida adulta não tenha mais tanto tempo pra dedicar a isso quanto gostaria. A partir dos 11 anos comecei a jogar RPG de mesa, o que acabou se tornando um de meus maiores interesses na vida. Há anos quero produzir meus próprios RPGs e penso em abrir uma pequena editora para isso (cheguei a fazer um curso EaD basicão sobre o assunto). Com o tempo fui me interessando mais e mais por game design como um todo, para além só do RPG. Tenho visto que jogos de qualquer tipo têm muito mais em comum do que eu achava a princípio, e hoje penso que um(a) bom(boa) game designer consegue explorar as possibilidades de qualquer plataforma que tenha à mão para se expressar e criar algo interessante. Quero um dia chegar nesse nível.

Gosto muito de jogos (e ficção em geral) relacionados a fantasia, magia e cenários pseudomedievais.
Também me interesso por ver jogos a partir de um ponto de vista psicológico, sociológico, antropológico, filosófico, econômico, histórico… enfim, explorando o assunto por algum viés mais ligado à minha formação acadêmica.

Meu objetivo aqui é aprofundar meus estudos sobre game design, pois venho há um tempo estudando o assunto como posso e imagino que o contato com vocês possa me ensinar MUITO, tanto aprofundando os conhecimentos que consegui apanhar aqui e ali quanto me mostrando coisas completamente novas e me permitindo desenvolver habilidades que hoje absolutamente não possuo. Espero que eu possa também contribuir de algum modo - e que possamos nos divertir nesse processo! Hehe

Obrigado!

3 Curtidas

Oi @Goblin! Seja bem vindo!

Muito bacana ter alguém com um perfil diferente por aqui!

Pelo que a @TomCat falou hoje, você talvez viesse um dia desses junto com ela, certo? Vamos aproveitar para conversar sobre sua participação no grupo então =D

1 Curtida

Isso, vou junto sim! Ela me falou que vai aí dia desses e me chamou.

1 Curtida

Bem vindo @Goblin!! Ter um background diferente é algo que gostamos muito no grupo <3

Temos um grupo de estudo em sistemas de RPG de mesa que você pode se interessar bastante! Mas o @Kazuo vai poder explicar melhor quando você for ter a conversa essa semana :3

E aee!!
Meu nome é Andrés Colognesi, tenho 20 anos e estou cursando o 2º ano de Engenharia Mecatrônica na Poli.
Sempre gostei de videogames, de uma maneira geral, e até cheguei a pensar em fazer design de games, quando mais novo, ou algo relacionado… mas percebi que não tinha dotes artísticos, então deixei o gosto pelas exatas prevalecer haha
Tratando de jogos, mais especificamente, eu curto bastante jogos de “ação/aventura” que tenham puzzles ou algo pra fazer pensar (e não ser só pura porrada), e RPG’s. Mas eu acabo jogando de tudo… só não me pede pra tirar um fifa pq aí desanda… péssimo seria um elogio pra mim haha Comentando alguns jogos que gosto bastante: Zelda (principalmente o OoT!!!), Kingdom Hearts, Darksiders, Castlevania (só joguei os lords of the shadow), Champions of Norath (um RPG muuuito bacana de PS2)…
Não tenho nenhuma experiência com criação de jogos mas quero MUITO aprender!!
Eu já conversei um pouco com o Jose, e ele comentou que vcs tem tipo um treinamento… que é muito bacana pra aprender, acho que principalmente a parte do desenvolvimento! Gostaria de saber como funciona isso e, principalmente, se eu poderia participar :smile:

1 Curtida

Isso mesmo, @Andres! Um dos projetos que fazemos todo semestre é um treinamento para programação de jogos para quem está começando. No momento, estamos com uma turma de quintas-feiras às 14h, mas pode ser que façamos mais uma dependendo do interesse. Você conseguiria nesse horário?

1 Curtida

Legal! Era isso que eu queria fazer :smile:
Infelizmente não consigo nesse horário :sob: eu tenho aula todo dia de manhã e a tarde… Pra mim seria bom se fosse terça ou quinta as 17h (pq minha aula acaba sempre 16:40h); ou até algum dia de segunda a quinta no horário de almoço, entre 11h e 13h :pensive:
Em questão de horário a poli complica demais a vida :sweat:
O que eu poderia fazer, caso n surja uma outra turma em um horário que eu possa ir? Tem algum material que vcs usam e eu poderia seguir? …

@Andres, pode ser na quinta às 17h então? É o mesmo dia que a outra turma, só que mais tarde. A princípio só teria você no treinamento, mas eu e uns outros membros mais antigos estaremos por perto para ensinar e tirar dúvidas.

O material que seguimos, pelo menos no começo, é este:

@Kazuo siiim! Fechou entao, quinta as 17h! Muito obrigado! :heart_eyes: Já começa amanhã? Tem que dar uma adiantada já em alguma coisa do material?
Talvez dois amigos tbm acabem indo nesse horário. Mas n tenho ctz. Só dou ctz por mim haha

1 Curtida

Sim!

Ajuda se você fizer pelo menos o level 0.

OK!

@andres bem vindo!!!

1 Curtida

Design de games =/= arte para games
Um é projetar games, o outro é de fato executar seus gráficos.

E dotes artísticos é mito. Ninguém é expelido do utero pintando o nascimento de venus, as pessoa vai lá e aprende.

O grupo ta aí pra gente aprender. Se vc curte programar e nao curte desenhar, legal, o importante é vc fazer o que curte.

Sorry pelo rant. Pet peeve.

2 Curtidas

@Kazuo Beleza! É lá no lab 16 mesmo?

Então errei rude hahah Mas esse não foi o maior motivo na epoca, e eu realmente “gosto” do curso que estou fazendo.

Muito legal isso! A princípio não tenho muita restrição… quero aprender haha

Isso!

Olá pessoal!

Meu nome é Éricles, ou como o pessoal da USP costuma me chamar, Périclão (não, não canto pagode).

Sou do Instituto de Química e como todo mundo que está no grupo, amante de jogos.
Não tenho um gênero de jogo específico como favorito, jogo de tudo um pouco e levo todos como influência.

Procurei o grupo porque ultimamente estou tendo aquelas “crises de identidade” sobre o curso que escolhi. Amo química e ciência, ainda mais ensinar Química (sim faço Lic), só que ultimamente estou muito envolvido com jogos de tabuleiro e a vontade de desenvolver algo surgiu. Porém sou um pouco criterioso, não quero fazer qualquer coisa, daí pensei em algum curso de game design, mas por motivos de tempo escasso (que universitário não tem isso? chega a ser clichê) essa ideia vai ser algo inviável por um tempo. Decidi procurar algo na USP que envolvesse design de jogos e bom, achei vocês!

Não manjo nada de programação e de como criar jogos digitais, minha única experiência no mínimo parecida é o RPG Maker e olhe lá. Mas vou tentar contribuir com o grupo do jeito que der pra mim, seja com ideias, críticas, sugestões ou como mais um par de mãos no trabalho braçal, além é claro de tentar desenvolver jogos físicos com a ajuda de vocês.

5 Curtidas

Seja bem-vindo, Éricles!

Acho que o @Rattman pode dizer mais sobre o futuro do L.I.E.S, mas aproveito para deixar aqui também o GDD (Game Design Document) de um outro jogo de tabuleiro nosso, mais antigo: o Janken Wars. É super minimalista, mas é um bom ponto de partida para estudar game design =)

Fica ligado aí no fórum que daqui umas semanas o grupo volta à ativa!

Oi Periclão vc pode dar consultoria no jogo hipotético de alquimistas q podemos fazer :sunglasses:

hipoteticamente falando, já sou o consultor! kkkkkkk

Opa, vou dar uma lida, qualquer referência pro meu projeto atual é bem vinda.

Férias né? Normal.