WIP: Logo do Usp Game Development. Atenção: muitas imagens

WIP = work in progress, trabalho em andamento.

Oi pessoal.

Inicio este post com o intuito de criar uma compilação de trabalhos em andamento, referências e discussões relativas ao desenvolvimento do Logo do Usp Game Development, bem no espírito de threads muito difundidas envolvendo computação gráfica:

http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=31&t=1135086 (<–exemplo)

Pelo que pude pesquisar o histórico é mais ou menos o seguinte, me corrijam se eu estiver errado pois sou novo no grupo:

  1. Um post neste mesmo fórum iniciado por brunodahora:

Infelizmente creio que as imagens se perderam neste post (broken links).
  1. Uma proposta do Vinicius K. retrabalhada conceitualmente pelo Akira (orenjiakira) que acabou girando em torno de um botão direcional:

  1. Uma pesquisa de logotipos feita também pelo Vinicius de logos de empresas que desenvolvem(/ram) jogos:

  1. Uma postagem de componentes feitos em 3D pelo Chico que todos podem baixar e trabalhar em cima. Possui teclas direcionais de um teclado antigo, a fonte (letra) da Nintendo e um clone dos botões do nintendinho 8 bits numa tentativa de dar continuidade ao trabalho de Vinicius e Akira (Lembrem-se é tudo ainda apenas um esboço).

O source está hospedado aqui:

O mesmo pode ser aberto e editado pelo Blender, Software Livre que pode ser baixado aqui:

Abração a todos,

ChicO

EDIT 1:

O Vinícius me mostrou no laboratório este logo antigo também:

EDIT 2:

Outra referência coneceitual interessante: concurso de um jogo que utiliza apenas um botão:

Mini update.

Teste monocromático com as setas. O logo do PAX que o Vinicius achou é perfeito BTW.

Aperfeiçoando a outline.

De volta ao gamepad.

Update, ajustes.

Pessoal seguem alguns testes com as fontes padrão do Ubuntu 12.04 e do Gimp 2.6 que é o que está disponível no Ubuntu software center.

A idéia é que caso uma destas fontes seja usada é fácil de reconstruir usando uma instalação padrão e simples.
Além disso este arquivo é útil para escolha de fontes utilizando software GPL, independente do desenvolvimento do logo.

Exclui fontes Cursivas, Bold e Itálico para não ficar muito extenso. Também excluí algumas fontes que considerei muito similares entre si e ficavam na mesma página. Está tudo salvo no formato A4 com uma resolução baixa.

Considero que o Inkscape é o programa mais adequado para entrar com a fonte na imagem. É importante que o Logo exista em um formato vetorial (SVG). No entanto como era mais difícil criar esta bateria de arquivos no GIMP e como pode ser necessária uma edição matricial mais a frente eu optei pelo último uma vez que as fontes são praticamente as mesmas.

Arquivo fonte do Gimp .xcf:









Alguns sketches e tentativas de estudo com fonte. A idéia de glow foi do Adamastor.

:slight_smile:



Trabalhando uma idéia que o logo poderia ser um “Tetris” de teclado. Creio que se achássemos uma fonte similar a do teclado funcionaria bem.

Eu não estou entendendo como você planeja colocar as letras no logo, é pra elas serem a barra de espaço, estarem no lugar dela (em forma de teclas) ou ser como na imagem 2d?

Pois é Senhor Ada! Você praticamente leu a minha mente.

O problema é que embora o “tetris de teclado” seja interessante, ele não é suficientemente compacto, então desisti dele por enquanto.

Folhendo um livro do Antigo Egito me deparei com a pedra da Rosetta e penso que ela pode dar um bom logo. Fiz esta versão.
No lugar das inscrições coloquei zeros e uns :wink:

A vantagem deste logo é que depois poderemos fazer o “Pedra da Rosetta Simulator”.

Um grande abraço,

ChicO

O que você quer dizer co…

ahh… AHHH!

Isso será nossa temática revolucionária, junto com o novísiimo melância no toboágua!

Eu achei que essa coisa de pedra de rosseta ficou bem meh… assim parece que fazer jogo é só código, código, código e perde toda a dinamicidade. Eu me sentiria num grupo de programação geral do que de magic games.

Além, que sem contexto, como alguém de fora vai sacar que isso é a Pedra da Rosetta?

Será que não dá pra apelar pra por uns ctrl e shift do lado de do espaço pra ter espaço pra por o nome (partido, é claro)

p.S.: Olhando pra barra de espaço denovo… ela tá com dois reflexos?

[quote=“Adamastor, post:11, topic:334”]Eu achei que essa coisa de pedra de rosseta ficou bem meh… assim parece que fazer jogo é só código, código, código e perde toda a dinamicidade. Eu me sentiria num grupo de programação geral do que de magic games.

Além, que sem contexto, como alguém de fora vai sacar que isso é a Pedra da Rosetta?[/quote]

PERALÁ!

  1. A pedra de Roseta foi achada Na Roseta que fica no EGITO. (Egito, Hórus… hã? hã?!). Com todo o respeito, Sem esta porra de pedra as pessoas não iam ter decifrado os Hieróglifos, então ela é um fragmento que decifra códigos que ENSINA A LINGUAGEM.

Contexto?
Sinceramente, se alguém não (re)conhece o contorno da pedra da Roseta é melhor se matar. Falando nisso, só pra constar a Venus de Milo atualmente não tem braços. (Aliás eu tenho uma foto excelente da bunda da Venus de Milo, que é uma coisa rara de se encontrar por aí, se quiser me pede, É SÉRIO).

Além do quê a pedra remete a questão do grupo gostar também do carater físico do desenvolvimento de jogos (jogos de tabuleiro, magic, cartas, magia, peças… ; ). Esta pedra é relevo puro! Não pode haver nada mais artístico!

Caso houvesse uma carta de Magic com a pedra da Rosetta ela COM TODA A CERTEZA seria a carta mais poderosa de todos os tempos e para sempre, fazendo o próprio jogo perder completamente o sentido.

Também é preciso uma versão PB do logo que funcione para usos como em camisetas e impressos econômicos.

What do you mean? Não consegui sacar ao quê você se refere neste trecho cara, dá pra retomar pur favor? :slight_smile:

Não é o render final cara, tá tudo zoado é só uma visão do modo solid (shader ultrabásico de Open GL e ainda assim distorcido pelo uso de materiais não atualizado) era só para documentar o andamento do trabalho, pra dar uma idéia. Por outro lado já é 80% do trabalho se alguém quiser dar continuidade e fazer o tratamento de imagem final :wink:

1) A pedra de Roseta foi achada Na Roseta que fica no EGITO. (Egito, Hórus... hã? hã?!). Com todo o respeito, Sem esta porra de pedra as pessoas não iam ter decifrado os Hieróglifos, então ela é um fragmento que decifra códigos que ENSINA A LINGUAGEM.

Sim, eu percebi isso, mas agora a gente tá trabalhando em Steampunk e Pimps, e bem… não dá para adotar a pedra de mascote… Mas tenho que admitir que algo que saía do videogame é bem legal.

p.S.; Isso seria um Easter Egg Badass no Horus Eye.

Contexto? Sinceramente, se alguém não (re)conhece o contorno da pedra da Roseta é melhor se matar. Falando nisso, só pra constar a Venus de Milo atualmente não tem braços. (Aliás eu tenho uma foto excelente da bunda da Venus de Milo, que é uma coisa rara de se encontrar por aí, se quiser me pede, É SÉRIO).

Ahrrr… não, obrigado… Mas você deveria fazer um meme com o dat Ass

What do you mean? Não consegui sacar ao quê você se refere neste trecho cara, dá pra retomar pur favor? :)

Ah, agora vi que comi um pedaço da frase. Tenho que parar de escrever de madrugada.

Como não tem espaço no espaço (huehue) para colocar o o “USPGameDev”, a idéia seria adicionar as teclas Ctrl e Shift (em cima ou do lado) e escrever em partes. (“USP”“Game”“Dev”)

Não é o render final cara, tá tudo zoado é só uma visão do modo solid (shader ultrabásico de Open GL e ainda assim distorcido pelo uso de materiais não atualizado) era só para documentar o andamento do trabalho, pra dar uma idéia. Por outro lado já é 80% do trabalho se alguém quiser dar continuidade e fazer o tratamento de imagem final

Se você me der umas aulinhas de como se faz tudo no Blender eu tento dar o acabamento. :slight_smile:

Quer saber de uma coisa Ada?

Você está absolutamente certo.

Esta pedra fede.

Esta pedra fede e pesa. Foda-se esta pedra e a bunda da Venus. Depois a gente coloca esta pedrinha em alguma passagem secreta do Hórus XD

Sabe o quê falta?

Falta testar algo minimalista, na linha pixel art ou logo da GDC, algo hiper compacto. Uma vez que o nome é muito comprido creio que as posições 1 e 4 vão prejudicar a leitura uma vez que algo minimal tende a se incorporar como uma letra ao que tá escrito (ainda mais sendo compacto) :wink:

Eu pessoalmente gosto da posição 3, porque pode sugerir algo “elevado à” (<—embora isto seja um BAITA dum lugar comum) :slight_smile:

Uma vez que o nome é muito comprido

Tenho que concordar, e temos que considerar que a abrv. correta é USPGD (que eu me lembre, não se pode abreviar duas vezes)

Eu não entendi como seria a imagem minimalista, é para ser algo do tamanho de uma letra? Acho que nesse caso seria legal se pudessemos fazer alguma brincadeira com letras (Como da Amazon)

Nunca ouvi falar dessa regra, mas em Inglês sei que ocorre. Exemplo famoso para quem lida com sistemas Web em Java: JPA = Java Persistence API (onde API = Application Programming Interface).
Vou dar uma pesquisada depois para ver como são as regras para abreviaturas e acrônimos em português XD

EDIT: lol http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B4nimo_recursivo

Oi Ada!

Pode ser! Não tinha me ocorrido a Amazon mas é uma idéia. Quando pensei nisso me veio a mente um sprite ou uma sobreposição de formas bem simples :wink:

Opa legal Wil! É mesmo uma boa checarmos.

Gente, queria falar que eu acho o nome super legal, só quis deixar ilustrado as dificuldades gráficas (vulgo “perrengues”) que venho enfrentando ao tentar compor o logo :wink: . Os comentários de vocês ajudam super! :slight_smile: Não creio que seja muito prático mudar a forma como o nome é abreviado nesta altura do campeonato, mas não estou aqui para impor nada, só para sugerir :slight_smile:

Protótipo do dia (Não é possível que ninguém tenha feito isso ainda):

Freaking Perfect!

Talvez um pouco mais de acabamento: Os personagens pixelados com contorno preto não ficam muito bem, enquanto a USP tem um contorno mais fluído. (Acho que não é esse o termo)

Que eu me lembre tem no p1 um visor eletrônico que mostra parte do logo da USP e vai movendo como se acompanhando algo. Bora hackear usando as lâmpadas e colocar o pac-man lá!

obs: Tem umas saídas no U e P, será que dá pra fazer algum tipo entrada/saída?

[quote=“Adamastor, post:18, topic:334”]Freaking Perfect!

Talvez um pouco mais de acabamento[/quote]

Total! Este foi só um esboço que fiz depois de um raio.
Que bom que c gostou :slight_smile:

[quote=“Adamastor, post:18, topic:334”]Que eu me lembre tem no p1 um visor eletrônico que mostra parte do logo da USP e vai movendo como se acompanhando algo. Bora hackear usando as lâmpadas e colocar o pac-man lá!

obs: Tem umas saídas no U e P, será que dá pra fazer algum tipo entrada/saída?[/quote]

Gênio! Pode contar comigo para essas suas sugestões. 8)

EDIT:

Pronto, miórzinho (ainda falta polimento!!!). Eu sei… Eu sei… O Atari tinha “meio pixel” mas eu fiz tudo quadrado. Me desculpa tááá?!

Aliás pessoal,

Quando eu disse que:

Eu estava querendo dizer algo nesta linha: