Apresente-se

Greetings program!
Sou Lucas Sung Jun Hong! Estou (teoricamente) no quarto ano, mas faço o cadastro para o forum só agora… Better late than never… Hm… Gosto muito de modelar no Blender. E gosto muito de desenhar! Se alguém quiser aprender a usar o Blender para modelagem, fale comigo!! Será um prazer ajudar!

Yoroshiku onegaishimasu!

1 Curtida

Bom dia, boa tarde, boa noite…

Meu nome é Rafael, ex-aluno (fiz mestrado com o prof Fabio Kon). Conversei hoje com o Kazuo e com os demais e me interessei pelo grupo. Desde que terminei o mestrado, quis voltar a um sonho: trabalhar com desenvolvimento de games. Por isso fiz um curso na SAGA (que tem um viés mais artístico) e acabei conhecendo todo o pipeline de um desenvolvimento de um jogo. Atualmente estou querendo ganhar XP e aumentar meu portfólio. Então um amigo meu (que já já deve criar a conta) achou a USPGameDev e fomos conversar hj com o pessoal no lab.

Estou a disposição para, como eu mesmo disso ao kazuo, “sujar as mãos”

Desde já gradeço

Greetings!
Sou João Alvaro, sou meio perdido mas tenho vontade de me direcionar a area de criação de jogos. Comecei o curso de game da saga a pouco tempo, então não tenho muito conhecimento na area, mas to aqui, vamo ver se da em algo =)

Boa… Eu fiz saga (terminei em março)

Seja bem vindo

Well met!

Se você quiser conhecer melhor o grupo, podemos marcar um dia/horário para você vir visitar a gente!

Enquanto isso, sinta-se à vontade para fuçar o fórum e xingar nossos jogos.

1 Curtida

Ola galera, meu nome é Gabriel Mendonça, sou desenvolvedor php, porém já fiz uns pequenos projetos em algumas outras linguagens, c, python, html5.
Sempre amei a ideia de desenvolver jogos, mas não tenho nenhuma experiência. Estou entrando aqui no fórum por que gostaria de ajudar em algum projeto.

Hoje trabalho mais no desenvolvimento voltado pra web, mas se me sentir a vontade no mundo dos games penso em mudar de área.

Agradeço a todos.

Opa, Gabriel, seja bem-vindo!

No momento estamos um pouco sobrecarregados com a quantidade de membros novos, então não vamos poder te guiar muito agora. Mas fique à vontade para fuçar o fórum e nossos repositórios no github. Se quiser pode mandar uns pull requests, abrir issues e propor mecânicas, etc. Os projetos mais ativos no momento são:

  • BoomScience
  • Backdoor
  • Psycho: the Ball (o nome é “Project-Telos” no github)
  • Water Insignia (o repositório desse ainda não foi publicado)
  • Estudo de sistemas de RPG (não envolve programação)

Posso estar esquecendo algum porque respondi só o que lembro de cabeça! =)

De curiosidade, de onde você ouviu falar do grupo?

Olá. Meu nome é Renato e estou iniciando como desenvolvedor de jogos. Terminei meu curso de jogos digitais no começo do ano e quero conhecer mais pessoas que também se interessam pela área de desenvolvimento. Fiz um curso de férias na USP sobre Game Design em 2015. Encontrei esse grupo hoje porque estava buscando por devs brasileiros que estivessem participando da Ludum Dare (já participei de edições passadas da LD).
Estou disposto a participar de projetos que vocês tiverem.

1 Curtida

Oi Renato! Bem-vindo!

Veja minha resposta para o @gabrielmendonca logo acima. Ela tem a lista dos projetos ativos no momento. Como expliquei lá, estamos meio sem gente para acompanhar novos membros, mas se tiver algum projeto que ache interessante e quiser contribuir só falar. Alguns deles têm descrições mais conpletas na nossa wiki, e podemos tirar dúvidas pontuais que você tiver.

Olá, meu nome é Rodrigo, atualmente estagio como Sound Designer na Tapps Games e não sou aluno da USP hehe, fiquei conhecendo esse grupo através do Rica :smiley: Eu to terminando o curso de Música na FASM Perdizes, to no quinto ano, só fazendo o TCC. A procura de um estágio me daprei com a idéia de ir tentar na Tapps Games, e corri e corri e cá estou :smiley: Sempre gostei de jogos e música, então não tem muito erro. Se alguém tiver precisando de ajuda para fazer música e sfxs pros jogos, podem me procurar, quanto mais experiência melhor!

Gêneros favoritos: RPG, ARPG, FPS, Smash Bros (como bem apontado acima, é um gênero por si só), Aventura.

Jogos favoritos: Praticamente toda a saga de Zelda, mas principalmente Zelda: The Ocarina of Time, Zelda: Wind Waker, Zelda: A Link to the Past; Earthbound; Counter Strike, Half Life 3 quer dizer 2 THE CAKE IS A LIE, Portal 1 e 2 MUITOS JOGOS LEGAU, praticamente tudo da Valve, quero muito jogar OVERWATCH.

Além dos clássicos e gigantes apontados acima, também adoro conhecer jogos independentes e novos, e adoraria ajudar quem quiser! Estou muito feliz de fazer parte dessa comunidade gigante que é a de games.

PS.: Se alguem vier me procurar, não posso garantir um atendimento rápido e eficiente, porque além do trabaalho como SDesign, eu também toco em 3 bandas, logo meus horários não são dos melhores… srry /:

VALEU GENTE!

1 Curtida

Opa, e aí Rodrigo? Seja bem-vindo!

Imagino que você saiba, mas temos muitos membros antigos do USPGameDev lá na Tapps.
São todos devs though XD.

No momento, só temos uma compositora/sound designer no grupo, então toda e qualquer contribuição seria de grande ajuda! Se você topar, sugiro testar os projetos atuais do grupo e ver se tem algum que você tem mais interesse em ajudar.

Os projetos ativos no momento são (me corrijam se estiver errado):

  • BoomScience (metroidvania)
  • Backdoor (card collecting rogue-like)
  • Water Insignia (TBS RPG)
  • Psycho: the Ball (top-down shooter)
  • Automata.Life (mistura de Game of Life com Agar.io)
  • “projeto sem nome” (adventure)

Opa! Valeu! Como eu faço pra acessar cada projeto??

Como são todos projetos em desenvolvimento, o único jeito é pegando eles no nosso GitHub e rodando =). A maioria deles é feita usando a Godot, que é super fácil de instalar (do verbo tem no Steam), então é bem de boa de testar. Só não garanto que os jogos estejam em um estado… jogável XD.

Alguns deles têm descrição na nossa wiki também:

Legal! Valeu! :DD

Gente bom dia.

Eu me chamo Rodrigo, estou no 5º ano da Faculdade de Letras na usp, prestes a me formar.
Comecei meu iinteresse por jogos a tenra idade. Acho que o que me lembro com mais clareza jogando foi o Super Mario World da minha prima, pra SNES, quando eu era bem miúdo.
Fiz alguns cursos atualmente com jogos, mas todos foram no início, e nunca consegui levar algo muito grandioso por conta própria.
Minhas séries preferidas são, na maior parte, RPGs japoneses (praticamente por esse motivo comecei minha graduação em japonês). Dragon Quest comecei a me interessar mais recentemente, mas Final Fantasy, a série Tales of, Smash Bros, Mario (em geral, principalmente os RPGs), Chrono Trigger, Ghost Trick, Phoenix Wright, Pokemon, Xenoblade, Undertale, Princess Remedy in a World of Hurt, tantos mais… acho que pra todos aqui a lista é imensurável, e só tende a crescer.
Bom, vou ter o próximo ano mais sossegado, então poderei comparecer em reuniões presenciais quando essas surgirem. Espero poder aprender com vocês, e contribuir pro cresimento dessa comunidade.
Obrigado

1 Curtida

Bem-vindo @romi!

Pode deixar que assim que tivermos notícias sobre a próxima temporada do USPGameDev, avisaremos em todos nossos meios de comunicação!

Enquanto isso, podemos adiantar algumas coisas. Como você deve imaginar, há diversos papéis dentro do desenvolvimento de um jogo, como programação, arte visual, arte sonora, roteiro, design de interface, etc. Você tem alguma ideia de onde gostaria de se aventurar? Dependendo do que for, posso já passar material para você ir lendo até o começo do ano que vem e já chegar aquecido para o grupo.

De um jeito ou de outro, recomendo muito dar uma conferida na nossa página de referências.

Oi Kazuo!

Então, não tenho experiência com nenhuma dessas áreas, então não saberia bem o que escolher…
Talvez pela minha área ser de Letras, seja mais interessante a parte do roteiro… Mas também gostaria de receber um kit essencials, pelo menos para eu poder dar assistência ao que quer que fosse mais necessário.

Bom, uma coisa que todo mundo que trabalha com jogos tem que saber é game design, afinal todo mundo que põe a mão no jogo está fazendo design de um jeito ou de outro.

Nesse sentido, o livro básico que posso recomendar é o Art of Game Design, do Jesse Schell, de preferência a edição mais recente. É grandinho, mas dá para ir lendo aos poucos e digerindo os conceitos.

De resto, vai dando uma fuçada no link que passei. Por exemplo, se estiver afim de arriscar um pouco de programação, dá uma conferida no Learn Python the Hard Way, que não só ensina Python (uma linguagem bastante parecida com o que usamos no USPGameDev), mas também introduz o leitor ao mundo da programação em geral.

Se quiser ler sobre algo específico e não achar nenhum material lá, pergunta aqui no fórum que a gente dá uma força =).

1 Curtida

Obrigado Kazuo ^^
Vou tentar ler esse livro até o final do ano, e enquanto isso ir treinando no Python por aquele site.

Olá Galera,

Sou programador e desenvolvedor de jogos.

Já programei mais de 10 jogos que estão disponíveis pela web.
Entrei nesse fórum para divulgar meus jogos, minhas habilidades, para me integrar a uma equipe e tentar emprego na área.

Programo em várias linguagens.
A maioria dos jogos que faço é 2D.